Medical tem plano de contingência para casos de incêndio - Portal Cordero Virtual

Medical tem plano de contingência para casos de incêndio

Um Posto de Atendimento imediato será montado com equipes de socorro, que pode ser em várias áreas do Hospital, a depender da região acometida.

15/09/2019 12:10:01
O Hospital Medical de Limeira conta com plano de contingência para o caso de incêndios ou outros fenômenos de grande proporção em que haja necessidade de evacuação. Com a lamentável ocorrência em hospital do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (12), a Medical mostra aos seus clientes e colaboradores o plano de atuação.
Na eventualidade de uma situação como esta, tudo começa com a notificação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que coordenam o Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

A Defesa Civil organiza a chegada de unidades de controle de tráfego, unidades de suporte e logística (caminhões de água, por exemplo) e brigadas de outras empresas. Um Posto de Comando é montado pelos Bombeiros em uma das saídas escolhidas para a evacuação. Por ser uma construção horizontalizada, o complexo hospitalar da Medical tem várias possibilidades de vias de fluxo emergencial.

Enquanto isso, os brigadistas do hospital sabem que já deverão estar nos pontos de encontro identificados para instruções e início das ações. No ponto de evacuação, as pessoas removidas da área comprometida serão classificadas pela gravidade do caso em cores (preta, vermelha, amarela e verde), o que vai determinar a prioridade de remoção e/ou atendimento. Cada pessoa removida terá a identificação anotada e o local de destino.

Um Posto de Atendimento imediato será montado com equipes de socorro, que pode ser em várias áreas do Hospital, a depender da região acometida.

"O plano é muito bem coordenado em Limeira, periodicamente revisado e há simulação em situação de realidade", explica o diretor técnico da Medical, dr. Luiz Pedro Prada Neto. "Além disso, fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros, a estrutura do hospital conta com áreas de escape de fumaça, detectores de fumaça, grande reservatório de água, gerador em área de fácil acesso [com teste mensal em demanda total], rampas internas e externas e treinamento periódico da brigada de incêndio.

SIMULAÇÃO

Em 2016, a Medical foi palco de uma grande simulação que envolveu aproximadamente 200 brigadistas de várias empresas da cidade que integram o (PAM) de Limeira e Região.

Figurantes simularam pacientes muito machucados, alguns com queimaduras (maquiagem artística). Médicos da UTI e Pronto-Atendimento também participaram da simulação junto com as equipes de enfermagem, que realizaram a triagem e fizeram os encaminhamentos às ambulâncias para transferências. 

Estes treinamentos, que são realizados periodicamente, permitem que sejam aperfeiçoadas as ações para preparar para situações reais e corrigir eventuais falhas.

Seguem imagens da simulação realizada em 2016; dos reservatórios e áreas de exaustão de fumaça que estão por todo hospital.

Foto(s): Assessoria de Imprensa Medical
Fonte: Assessoria de Imprensa Medical
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71