O Hospital Medical de
Limeira conta com plano de contingência para o caso de incêndios ou outros fenômenos de grande proporção em que haja necessidade de evacuação. Com a lamentável ocorrência em hospital do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira (12), a Medical mostra aos seus clientes e colaboradores o plano de atuação.
Na eventualidade de uma situação como esta, tudo começa com a notificação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que coordenam o Plano de Auxílio Mútuo (PAM).
A Defesa Civil organiza a chegada de unidades de controle de tráfego, unidades de suporte e logística (caminhões de água, por exemplo) e brigadas de outras empresas. Um Posto de Comando é montado pelos Bombeiros em uma das saídas escolhidas para a evacuação. Por ser uma construção horizontalizada, o complexo hospitalar da Medical tem várias possibilidades de vias de fluxo emergencial.
Enquanto isso, os brigadistas do hospital sabem que já deverão estar nos pontos de encontro identificados para instruções e início das ações. No ponto de evacuação, as pessoas removidas da área comprometida serão classificadas pela gravidade do caso em cores (preta, vermelha, amarela e verde), o que vai determinar a prioridade de remoção e/ou atendimento. Cada pessoa removida terá a identificação anotada e o local de destino.
Um Posto de Atendimento imediato será montado com equipes de socorro, que pode ser em várias áreas do Hospital, a depender da região acometida.
"O plano é muito bem coordenado em Limeira, periodicamente revisado e há simulação em situação de realidade", explica o diretor técnico da Medical, dr. Luiz Pedro Prada Neto. "Além disso, fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros, a estrutura do hospital conta com áreas de escape de fumaça, detectores de fumaça, grande reservatório de água, gerador em área de fácil acesso [com teste mensal em demanda total], rampas internas e externas e treinamento periódico da brigada de incêndio.
SIMULAÇÃO
Em 2016, a Medical foi palco de uma grande simulação que envolveu aproximadamente 200 brigadistas de várias empresas da cidade que integram o (PAM) de Limeira e Região.
Figurantes simularam pacientes muito machucados, alguns com queimaduras (maquiagem artística). Médicos da UTI e Pronto-Atendimento também participaram da simulação junto com as equipes de enfermagem, que realizaram a triagem e fizeram os encaminhamentos às ambulâncias para transferências.
Estes treinamentos, que são realizados periodicamente, permitem que sejam aperfeiçoadas as ações para preparar para situações reais e corrigir eventuais falhas.
Seguem imagens da simulação realizada em 2016; dos reservatórios e áreas de exaustão de fumaça que estão por todo hospital.