Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Filtro Solar: Dermatologista da Unimed Limeira explica a importância do uso no inverno - Portal Cordero Virtual

Filtro Solar: Dermatologista da Unimed Limeira explica a importância do uso no inverno

Farmácia Unimed oferece filtros específicos para vários tons e tipos de pele

25/05/2018 05:50:02
Filtro Solar: Dermatologista da Unimed Limeira explica a importância do uso no inverno
Filtro Solar: Dermatologista da Unimed Limeira explica a importância do uso no inverno
Com a chegada do inverno o uso do filtro solar tende a ser ignorado. Há preocupação com o uso de hidratantes para prevenir o ressecamento da pele, enquanto que o perigo causado pela exposição solar, devido a irradiação dos raios UVA, é ignorado. Abaixo a dermatologista da Unimed Limeira, Dra. Isabel Manopelli Moura Ribeiro, explica em ‘Perguntas & Respostas’ a importância deste uso contínuo.
 
Enquanto o UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA incide o ano inteiro. E exatamente por passar despercebido, o UVA prejudica e causa estragos à pele. O perigo mais grave é o câncer melanoma, variedade mais agressiva dos tumores de pele que acometem o tecido.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo indicado é 30, independentemente da cor da pele.  Na Farmácia Unimed Limeira há vários filtros disponíveis para tipos e tons de peles diferentes, inclusive com base para peles secas, oleosas e/ou com acne.

“Temos filtros específicos para pele com acne, seca e anti-idade. A maioria deles possui em sua formulação água termal com efeito revigorante. Também temos específicos para peles negras ou escuras, em diversas marcas e fatores; Além de uma consultora especializada para estas indicações”, afirma Tatiane Zanovello Cazão Leal – Coordenadora da Farmácia Unimed Limeira.

Confira abaixo a reportagem na íntegra com a Dermatologista da Unimed Limeira, Dra. Isabel Manopelli Moura Ribeiro - Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2005.

Unimed Limeira:
1) Qual a importância de se usar filtro solar diariamente? É preciso usá-lo até mesmo no inverno? E se estiver chovendo?
“O filtro solar deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. No verão seu uso deve ser intensificado, porém, deve ser utilizado também durante o inverno, dias nublados ou chuvosos, pois mesmo nesses dias existe a ação dos raios ultravioletas. Em dias nublados até 80% da radiação UV pode atravessar as nuvens”. 

Unimed Limeira:
2) Sabemos que a melhor maneira para se obter a vitamina D é a exposição ao sol. Como devemos proceder? Há horários específicos em que podemos ficar ao sol sem a proteção do filtro solar?
“Para melhor absorção da vitamina D é necessária a exposição solar por 15 minutos 3 x por semana, preferencialmente nos horários das 10h às 15h. Não é necessária a exposição total da pele para que isso ocorra. O ideal é proteger a face e expor sem filtros áreas como braços, pernas e barriga. Além disso, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina D como salmão, leite e suco de laranja.”

Unimed Limeira:
3) Quais as consequências da exposição aos raios ultravioletas UVA e UVB?
“O UVA penetra mais profundamente na derme. Induz a pigmentação da pele promovendo o bronzeamento, mas também as manchas. Aumenta a formação de radicais livres, envelhecimento, e também o câncer de pele. O UVB causa queimaduras solares, lesões no DNA e suprime a resposta imunológica da pele, e com isso, causa o câncer de pele.” 

Unimed Limeira:
4) Quando estamos em regiões montanhosas (ou praias) ficamos mais expostos a estes raios? Por que? 
“Sim. Nas áreas montanhosas ou na superfície do mar uma grande parte da radiação UV é refletida pela água ou pela neve. Existe então a associação do UV recebido na pele de forma direta e indireta. Esta é a razão pela qual nas montanhas ou no mar a queimadura solar pode ocorrer de maneira consideravelmente mais rápida.”

Unimed Limeira:
5) Pessoas com a pele negra são mais vulneráveis? (possuem a pele mais sensível), e devem se proteger mais dos raios solares em relação às peles claras?
“As pessoas de pele negra não são mais vulneráveis. Elas têm uma proteção “natural” pela quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção pelo risco de queimaduras e de câncer de pele.”

Unimed Limeira:
6) Crianças precisam de uma proteção maior, independentemente da cor da pele?
“Sim, a partir dos 6 meses de idade deve ser utilizado protetor solar adequado para a pele mais sensível. É recomendado buscar orientação do pediatra ou dermatologista. Os protetores solares recomendados para crianças são os filtros inorgânicos pois apresentam baixo potencial de irritação e são à base de óxido de zinco e dióxido de titânio.”

Unimed Limeira:
7) Sabemos que o câncer de pele melanoma é a variedade mais agressiva dos tumores que acometem o tecido. É possível identificá-lo através de pintas e feridas?
“Sim, o melanoma é um dos tumores de pele mais agressivos e que tem potencial de causar metástases e morte. Pode-se fazer a auto exploração dos nevos para o diagnóstico precoce, mas deve também ser avaliado pelo médico especialista. Pode ser utilizada regra do ‘ABCD’ para avaliação:
A-ASSIMETRIA:  Os nevos benignos são simétricos enquanto o melanoma é quase sempre assimétrico. B-BORDA: As bordas do melanoma são irregulares e denteadas, enquanto os nevos benignos são regulares e uniformes. C-COR: A cor do melanoma varia do negro ao marrom com tonalidade avermelhada. Os nevos benignos geralmente têm uma coloração uniforme. D-DIAMETRO: Os nevos benignos geralmente são pequenos, enquanto os melanomas geralmente são maiores que 6 mm.”

Unimed Limeira:
8) Histórico familiar pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de pele?
“O histórico familiar do câncer de pele está entre os fatores de risco também associado ao fototipo 1 e 2 (pele clara). Outros fatores de risco são: exposição à radiação UV, exposição a produtos químicos (arsênios, pesticidas, alcatrão), exposição às radiações, câncer de pele prévio e também cicatrizes e queimaduras.”

Unimed Limeira:
9) Qual é o melhor fator de Filtro Solar para se usar diariamente?
 “Os melhores são os filtros de prescrição médica que possuem amplo espectro de proteção, ou seja, que protegem contra UVA curto, UVA longo, UVB, luz visível e infravermelho.”

Unimed Limeira:
10) Diferença entre UVA e UVB, e como este os raios solares afetam a pele:
Infravermelha (atinge a epiderme): “Não é totalmente inofensivo, ele atravessa todas as barreiras da pele e interfere diretamente no colágeno, que dá firmeza a pele.

UVA (atinge a camada subcutânea): esses raios penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer.

UVB (atinge a derme): são eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Além disso, também estão diretamente relacionados ao câncer de pele não melanoma, o mais comum dos tumores nesse tecido.

Fonte: Unimed Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2025 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71