Teve início nesta sexta-feira, 9 de junho, às 10h, no Espaço Cultural Engep (sala da Academia Limeirense de Letras), a exposição de fotografias com a Técnica Pinhole (fotos obtidas através de dispositivos que não utilizam lentes).
A Técnica “Pinhole” consiste em confeccionar câmeras fotográficas utilizando latas de alumínio (leite em pó), papel fotográfico e fita adesiva. As imagens são capturadas através de material sensível a luz.
A mostra reúne 20 trabalhos de alunos do 9º ano do Colégio Acadêmico de
Limeira. Os estudantes passaram por uma oficina com aulas ministradas pelo fotógrafo Edu de Paula e depois realizaram um registro fotográfico da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção em como comemoração aos 160 anos de fundação do templo religioso. As fotos estão expostas com poesias escritas pelos próprios participantes.
Representante da Academia Limeirense de Letras, Maria Eloísa de Oliveira Rossi, se emocionou ao comentar os trabalhos dos estudantes. "Minha avaliação é de realização, satisfação e emoção. Além de ver o que saiu de dentro das latas, descobrimos mais 18 poetas", ressaltou.
“Significou abrir novos horizontes para os nossos alunos. Essa atividade é também uma maneira de conscientizar e preservar a história da igreja", relatou a diretora do Colégio Acadêmico, Ezilda Di Giorno Bueno.
"Esse projeto saiu de uma ideia que levamos ao nosso mantenedor para transformar uma lata de leite em pó e câmera fotográfica. Hoje vendo o resultado descobrimos coisas novas e surpreendentes", disse Telma Ciarrocchi de Guido, outra diretora do Colégio.
“Foi um sentimento gostoso em ver que a gente atingiu o nosso objetivo. Todos se empenharam e o resultado é esse", revelou Edu de Paula, que ensina a Técnica “Pinhole”, há mais de 15 anos.
Os trabalhos tiveram a coordenação de Heloísa e da professora Lizete Brugnaro Grolla Pittia. O secretário de cultura José Farid Zaine participou do evento.
A exposição é itinerante e está aberta ao público até 30 de julho, das 8h às 18h, de segunda a sexta. O Espaço Cultural Engep fica na Rua Boa Morte, 118, Centro, Limeira. Informações (19) 3441- 1600.