Além de proporcionar saúde e bem-estar, as atividades físicas devem também ser um mecanismo de inclusão social. Nesta quarta-feira, 25 de maio, foi celebrado o Dia do Desafio e como parte do processo, os alunos da Emeief Professora Márcia Aparecida Della Coletta Sillmann foram estimulados a participarem de atividades durante 15 minutos. Este ano,
Limeira competirá com cidade Aguascalientes do México O evento ocorreu na própria unidade e teve a participação do prefeito Paulo Hadich.
“É importante estimular a atividade como prática de convivência e inclusão, além disso, fazer exercícios físicos durante 15 minutos previne uma série de doenças. É importante que as crianças sejam estimuladas para a prática esportiva desde cedo. Mais do que uma competição saudável, o importante é todos se mobilizarem pela prática da atividade física para melhorar a qualidade de vida. Hoje realizaremos atividades na Prefeitura, nas escolas e nas empresas”, disse o prefeito Paulo Hadich.
O secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Rodrigues, explicou que o Dia do Desafio é um momento importante para mostrar todo o trabalho que está sendo desenvolvido no âmbito esportivo da cidade. “Hoje, eu considero um dia estimulador para a prática da atividade física. Temos que plantar a semente do esporte nas crianças desde cedo”, ressaltou o secretário.
Sandrine Cristina Ibañes Rossini, agente de desenvolvimento educacional, da Secretaria de Educação, explicou que cerca de 24 mil crianças das escolas municipais, além das que integram o programa Escola em Tempo Integral têm acesso ao esporte. “Na educação integral isso se intensifica ainda mais. Os 4.100 alunos do programa participam de atividades esportivas”, disse.
Na escola Márcia Sillmann, os alunos praticam judô, inclusive, a escola já ganhou vários troféus e medalhas em campeonatos que participou. “Todos nós, educadores e escolas estamos em busca de uma educação de qualidade. Hoje, nós conseguimos cumprir com louvor nossa missão no Dia do Desafio”, destacou a diretora da escola, Lilian B. Da Silva Rodrigues.
Para os alunos Kauê Cesar M. Pereira e Natiely Eduarda Marcondes, ambos de 10 anos e estudantes do 5º ano do ensino fundamental, o dia foi dedicado à pratica do esporte. “A professora nos disse que iríamos fazer uma atividade no Dia do Desafio para disputar com uma cidade do México. Fazer a atividade física com o prefeito foi bem legal. Eu adoro jogar futebol”, disse Natiely.