Pequenos atletas, alguns bem pequenos mesmo, acordaram cedo no sábado, 14 de maio, para mostrar suas habilidades na segunda etapa do Festival de Natação 2016 promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de
Limeira com apoio da Associação de Nadadores Esportistas de Limeira (ANEL), na Piscina Municipal Alberto Savoi. Crianças de seis a 16 anos participaram do evento que é uma preparação para futuras competições e um incentivo à prática do esporte, considerado uma modalidade completa de exercício.
O festival reuniu 185 atletas da categoria pré-mirim até juvenil 2, que participaram de baterias de nado costas com prancha, nado costas, nado Livre com prancha e nado livre. As crianças são alunos das unidades: Praça de Esportes Dona Maria G. Bortolan (Jardim Piratininga), Centro Comunitário do Parque Victor d'Andrea (Cecap), Centro Comunitário Sebastião Fumagalli (Jd. Ouro Verde) e Piscina Municipal Alberto Savoi. Todos os atletas são inscritos no Programa Escola de Esportes mantido pela prefeitura.
Enrolada na toalha, a estudante Yasmim Kauane Delgadinho Alves, 8, do Ouro Verde, tinha acabado de participar do nado costas com prancha e já esperava para a bateria de nado livre. Empolgada, ela disse que adora as aulas de natação e nem a água mais fria a tira da piscina. “A gente faz um monte de coisas, como brincar e fazer as atividades. Eu já aprendi muita coisa e pode até nevar que eu vou querer nadar”, diz ela.
Para os adolescentes do Cecap Alexander Oliveira, 14, e Jefferson Miguel Mendonça Barbosa, 14, a natação melhorou a respiração e deu mais força pulmonar. Eles dizem que se sentem mais dispostos com os exercícios, por isso gostariam de continuar praticando o esporte.
Com 12 anos, Felipe Oliveira Sant’Ana, também do Cecap, disse que a natação é uma atividade prazerosa, por isso prefere estar na piscina do que na rua. “Eu gostaria de ser um nadador, quem sabe, quem sabe”, brinca o menino.
Ao abrir as competições, o prefeito Paulo Hadich disse que considera o esporte uma ferramenta de convivência e instrumento para formação do homem e do cidadão, além de destacar o número de crianças atendidas nas escolinhas de esporte subiu de 400 para 1.500. “Na nossa percepção de gestão, o esporte e a cultura são ferramentas para o desenvolvimento do ser humano. Estamos formando pessoas com capacidade de interagir, conviver e superar obstáculos”, diz Hadich.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues disse que mais que competir, as crianças são incentivadas à integração. “O Festival é evento do calendário anual da secretaria, no qual cada aluno demonstra o que aprendeu nas aulas. Não se trata simplesmente de competir, mas de oportunizar a participação. Muitos dos nadadores que honram o nome de Limeira, saíram desses eventos”, diz Rodrigues.