Após a capacitação dos servidores públicos na utilização do “Botão do Pânico”, a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu o treinamento para qualificação do uso dos equipamentos e padronização do atendimento as mulheres vítimas de violência. Ao todo, 41 policiais participaram do treinamento que foi divido em duas turmas: uma no último dia 27 e a outra na manhã do último dia 28.
O dispositivo conhecido por “Botão do Pânico” é formado por um aparelho de uso pessoal, com chip e bateria, que ao ser acionado emite um sinal para um smartphone por meio de um programa ligado a internet. Imediatamente o aparelho passa a gravar a conversa num raio de até cinco metros. Os smartphones ficarão em uso da GCM, que receberá o aviso, caso o aparelho seja acionado. A mensagem será transmitida para o Centro de Operações da Guarda Civil Municipal (COP), que enviará imediatamente uma viatura para o local. A gravação é encerrada após o fim da operação da guarda. O programa funciona em caráter preventivo e visa agilizar o atendimento a ocorrência, não garantindo segurança ao usuário.
O sistema funciona desde 2013 na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Em três anos de operação ele foi acionado apenas 24 vezes, ocasionando 11 prisões. Ao todo, 100 dispositivos estão atuando na cidade de Vitória (ES).
O diretor de tecnologia da cidade de Vitória (ES), Lucas Thomaz Vieira, conta que após a utilização do aparelho, o número de agressões diminuiu. “A sensação de segurança traz mais liberdade para a mulher, porque o dispositivo inibe o agressor. Houve casos de que o indivíduo parou com as agressões, após saber que a vítima utilizava o aparelho. É uma forma dele saber que a justiça está atuando”, contou.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Maurício Miranda de Queiroz, ressaltou que a GCM está satisfeita por poder auxiliar nos futuros atendimentos aos casos de violência contra a mulher. “Todo projeto para atender as mulheres é sempre bem-vindo”, destacou.
O agente da GCM, Osvaldo Luis Alves, responsável pelo plantão ALFA, contou que com a implantação do aparelho os atendimentos poderão ser mais eficazes. “Nós atendemos inúmeros casos e com esse dispositivo, com certeza trará mais segurança”, relatou.
O representante do COP, José Ronaldo da Nóbrega, destacou a rapidez que o sistema proporciona para o atendimento aos casos. “Se torna mais rápido do que a pessoa fazer uma ligação e evita um acontecimento pior. É um avanço tanto para a chegada da viatura, quanto à segurança da mulher”, afirmou.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Renata Chiari, ainda faltam alguns detalhes para o início das operações. “Nós estamos acertando os últimos detalhes para esse trabalho intersetorial e devemos iniciar logo as atuações”, disse.
O "Botão do Pânico" é um serviço oferecido pela Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. O trabalho será desenvolvido de forma intersetorial e contará com o atendimento da ocorrência pela GCM e Polícia Militar. Neste primeiro momento, a atribuição caberá a GCM. O dispositivo já funciona nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, no estado do Pernambuco e Serra, no Espírito Santo.