Elas chegam arrumadas, maquiadas, perfumadas e acima de tudo com ar de vencedoras ao Teatro Nair Bello para receber o certificado de conclusão de curso do Polo de Beleza oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de
Limeira, por meio do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). A entrega reuniu alunas dos cursos de maquiagem, automaquiagem, assistente de cabeleireiro, depilação e designer de sobrancelhas e manicure e pedicure.
“Eu renasci depois do curso. Estou com uma nova visão de mundo, novas esperanças e estilo de vida”, diz Vera Lúcia Imbriani Jacomassi, que aos 67 anos fez curso de manicure no Ceprosom para poder trabalhar como voluntária em asilos.
“Sempre fiz unha, mas não tinha um curso. Eu aprendi muita coisa sobre higiene, esterilização dos alicates e outras coisas novas. Foi muito, muito bom”, diz Vera, que vivia uma rotina caseira até resolver se capacitar.
Acompanhada pelo marido Henrique e os filhos Michelangelo e Igor, Vera recebeu seu certificado, que registra um novo começo. “Eu descobri que posso, apesar de ser deficiente auditiva, que consigo fazer qualquer coisa”, declarou ela.
A busca de autonomia financeira e realização animam Cássia Rios, 22, e Luzia Maria Bento, 44, que concluíram o curso de assistente de cabeleireiro. Elas já trabalham na área, mas têm planos de empreender. “Eu trabalho em um salão, mas tenho o meu também, que pretendo incrementar. Adorei o curso e a professora, foi tudo muito bom”, diz Cássia.
A colega Luzia destacou que o curso serviu como troca de informações entre as participantes e a monitora, além de incentivar a busca de aperfeiçoamento.
A professora substituta Christiane Magnólia Nunes Blumer, 40, mal acabou de fazer os cursos de depilação e maquiagem e já conquistou dez clientes, que atende em domicílio. O aumento na renda e a gratificação são os primeiros resultados de seu esforço em buscar capacitação numa área com a qual sempre flertou. “Eu sempre gostei da área da beleza, mas não tinha renda suficiente para fazer esses cursos que são caros. Então, quando apareceu a oportunidade de fazer no Ceprosom fiquei muito feliz. O curso é muito bom e as professoras também”, diz Christiane.
Já aposentada Aparecida L. F. Féola, 61, queria melhorar sua apresentação e buscou o curso automaquiagem para aprender as técnicas usadas pelos profissionais, o que melhorou sua autoestima. “Eu descobri que com a maquiagem você consegue valorizar seus pontos fortes e cobrir as imperfeições. Não saio de casa sem passar um batom nem para ir compra pão”, diz ela.
O curso teve o mesmo impacto na comerciária Eliene Bastos Ribeiro, que não sabia nada sobre maquiagem, mas sempre pensou em trabalhar com área de beleza. Começando pelo curso de automaquiagem, ela percebeu que pode iniciar uma nova carreira. “Eu ainda estou aprendendo e tenho que adquirir experiência, mas tenho muita vontade de trabalhar nessa área.”
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Deise Hadich disse que capacitação técnica e a geração de renda melhoram a autoestima feminina, além da qualidade de vida da mulher e de sua família.
“Essas são as características dos projetos do Fundo Social de Solidariedade, inclusive porque para a mulher o trabalho traz o empoderamento, a valorização dos sonhos e conquistas”, diz Deise.
A chefe da Divisão do Ceprosom, Vanderleia Serrano Diogo explica que os cursos da área de beleza são muito procurados por serem vetores de geração de renda, sendo que parte das alunas busca empreender. “Elas já saem e abrem um
negócio. Temos um retorno muito grande nesses cursos porque geram renda, mas também autoestima”, relata Vanderleia.
Polo de Beleza
Os cursos de beleza são oferecidos por meio do Polo Regional de Beleza, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Prefeitura de Limeira e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de
São Paulo. O objetivo é de atender pessoas a partir de 16 anos e capacitá-las para o mercado e trabalho.