O Comitê de Prevenção e Controle de Dengue de
Limeira realizou nesta sexta-feira, 13 de novembro, mais uma reunião de trabalho, com a presença de representantes de hospitais públicos e privados, além da vereadora Mayra Costa, que preside a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara Municipal.
Um dos assuntos discutidos foi a implantação do Cartão Dengue, que está sendo distribuído a todos os pacientes que chegarem a uma unidade de saúde com suspeita de dengue. Esse cartão concentra as informações do paciente, incluindo data de atendimento e descrição de exames realizados. Para informar a população sobre a utilidade desse documento, o Comitê orientou pela instalação de banners em todos os locais de atendimento, a exemplo do que é feito hoje na Santa Casa de Limeira.
A notificação de casos de dengue foi outro tema tratado pelo Comitê. Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues da Costa, a notificação dos casos e o posterior diagnóstico é um instrumento fundamental para nortear as ações de bloqueio da dengue.
Quanto à realização de exames para confirmar o diagnóstico da doença, a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, salientou que a necessidade desses encaminhamentos deve ser reforçada pelos profissionais de saúde aos pacientes. Ela ainda informou que o Plano Municipal de Vigilância, Controle e Assistência à Dengue, Chikungunya e Zika já foi encaminhado ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do governo estadual.
Megamutirão
O diretor da Vigilância Sanitária, Alexandre Ferrari, fez uma explanação sobre os preparativos do Megamutirão contra a Dengue, que será realizado pela prefeitura em 27 de novembro na região central de Limeira. “A escolha da data levou em conta a proximidade do período de compras natalinas, quando o comércio ficará aberto até as 22h, atraindo grande concentração de consumidores”, frisou.
Ferrari também esclareceu que a prefeitura está distribuindo 2.500 malas diretas a proprietários de imóveis com piscina. A ideia é que a população intensifique a limpeza desses pontos para prevenir a formação de focos do Aedes aegypti. Segundo ele, material educativo também será encaminhado a 8 mil proprietários de terrenos não edificados, orientando-os sobre a manutenção. “Esse material reforça que a responsabilidade pela limpeza do imóvel privado é do proprietário.”
Adesão
O apoio no combate à dengue foi observado pelo diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita. A prefeitura, de acordo com ele, está atuando na limpeza de áreas públicas e cemitérios, e que paralelamente a isso, a população dispõe de coleta de lixo em 100% da cidade, além de 11 ecopontos que recebem resíduos da construção civil e da operação Só Cacareco, que recolhe materiais inservíveis. “Só vamos acabar com a dengue se a população colaborar”, disse, referindo-se à necessidade de conscientização da população para o destino adequado do lixo.
A adesão da sociedade civil organizada foi destacada pela vereadora Mayra e pela representante da secretaria de Educação, Alessandra Daniele Pascotto. “Precisamos intensificar as relações com líderes comunitários e com as igrejas para trazer essas pessoas para a campanha”, frisou a vereadora.
Também participaram da reunião os médicos Luiz Pedro Prada Neto (Medical) e Beatriz B. Caraccio (Unimed e Santa Casa); o secretário de Comunicação Social, Luiz Educardo Mesquita; a representante da Secretaria de Saúde, Sônia Cordova, além de Renata Chiari (Ceprosom) e Elci E. Peixoto
Santos (Educação).