O livro “As Histórias da Dona Baratinha” foi escolhido pela professora Alessandra Roberto Somenhalder, da 2ª etapa da Emeief Professor Noedir Tadeu Santini, para trabalhar os conceitos que envolvem as disciplinas de português, matemática e ciências. As crianças acompanharam na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, no galpão da alimentação escolar, o preparo de um saboroso caldo, assim como ocorre em uma parte da história da Dona Baratinha quando ela prepara um delicioso caldo de feijão para seu casamento.
A atividade começou a ser desenvolvida em sala de aula desde o mês de agosto. “Nós escolhemos esse livro, pois possibilita trabalhar vários conteúdos previstos no currículo da Secretaria de Educação. Essa parte que trazemos as crianças ao galpão para acompanhar o preparo do caldo de feijão é uma forma de ilustrar o livro. A Dona Baratinha encontra três moedas de ouro e resolve preparar a receita do caldo para o seu casamento”, explicou a professora Alessandra. Ainda segundo ela, essas questões abordadas no livro possibilitaram desenvolver os conceitos da matemática e também da disciplina ciências.
Alessandra explicou que, para trabalhar a disciplina de português foram colados cartazes na sala de aula para que as crianças treinassem a leitura. “O objetivo dessa atividade foi desenvolver na prática as questões demonstradas na narrativa, ou seja, fazer com que as crianças vivenciassem a história, por meio da leitura”, informou.
Para Dinogênia Aparecida Severino, de 6 anos, a parte da história que mais despertou seu interesse e irá ajudá-la no seu comportamento na escola foi a hora em que o Dom Ratão caiu da panela de feijão. “Ele não obedeceu a noiva que era a Dona Baratinha, por isso, ele caiu. Gostei muito dessa história”, comentou.
Yasmin Freitas Vieiras, também de 6 anos, mostrou que realmente entendeu o significado da história, praticou a leitura e, além disso, aprendeu muito com os ensinamentos da Dona Baratinha. “Gostei muito da parte que a Dona Baratinha pede perdão ao Dom Ratão”, ressaltou Yasmin.