Conhecido como PPA, o Projeto Parto Adequado já está em sua segunda fase reforçando compromissos com a segurança do paciente e atenção ao parto e nascimento. Com apoio do Ministério da Saúde, a primeira fase do Projeto foi realizada em 18 meses, totalizando mais de 40% o aumento dos partos normais entre os 35 hospitais participantes.
Segundo dados da ANS – (Agência Nacional de Saúde Suplementar), durante este período foram evitadas mais de 10 mil cesáreas (sem indicação clínica) com redução de 400 admissões de bebês em UTI neonatal. Para a segunda etapa, o número de hospitais participantes aumentou para 153 – sendo 128 privados e 25 públicos. A iniciativa também está envolvendo a participação de 65 operadoras de planos de saúde, expandindo para o conjunto do sistema de saúde os impactos positivos adquiridos durante a fase piloto.
De acordo com o Diretor-Superintendente, médico ginecologista/obstetra, e responsável pelo PPA da Unimed
Limeira, Dr. João Luís Zaros, os resultados alcançados no Hospital Unimed, após a implantação do Projeto Parto Adequado, foram expressivos e muito satisfatórios, principalmente por terem ocorrido em um curto espaço de tempo - demonstrando o quanto vem sendo mudada a cultura do modelo assistencial enraizado.
“Acreditamos neste projeto desde o início, e em 2017 tivemos índice de 41% de partos normais para gestantes nas categorias de 1 a 4 na Classificação de Robson. Acompanhamos toda evolução com melhorias que impactaram diretamente na Humanização do PPP – (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto). O Projeto Parto Adequado, (que pode inclusive ser uma cesárea - desde que respeitada a indicação correta), veio para ser um ‘divisor de águas’ entre a real humanização e o antigo sistema assistencial utilizado. A evolução que tivemos ano a ano em partos vaginais foi de 12% em 2015, 30% em 2016 e 41% em 2017”, observa o Dr. Zaros.
Segunda Fase
As estratégias adotadas, que deverão ser reforçadas na 2ª fase do PPA, incluem a capacitação da equipe médica, enfermagem e neonatal, reestruturação do curso de gestantes, nova estrutura do Centro Obstétrico – duas salas PPP´s e acolhimento, entre outras. Nesta segunda fase, as medidas serão desenvolvidas ao longo de dois anos.
“Continuaremos investindo neste processo de melhoria contínua, já que na primeira fase do PPA fomos testemunhas oculares dos resultados transformacionais que foram alcançados. A Unimed Limeira sente orgulho de fazer parte dos hospitais ‘pilotos’ que protagonizaram a criação deste novo modelo de assistência materno-infantil”, conclui o Dr. João Luís Zaros.