A diretora da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore, realizou, no último dia 13 de março, no plenário da Câmara Municipal de Campinas, uma palestra sobre a importância da saúde bucal. Além da diretora, o evento contou também com a participação do cirurgião-dentista Douglas Arelano Ferreira, responsável técnico da Faculdade de Odontologia. A Profa. Ma. Fabiana Pastana Dias, por sua vez, auxiliou na realização do material apresentado.
A convite do vereador Paulo Haddad, a professora Solimar explicou ao público presente, composto por mais de cinquenta crianças, coordenadoras e professoras do Instituto Educacional Geração, como funciona o curso de Odontologia da PUC-Campinas e a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), que faz com que todos os atendimentos ocorridos na Universidade sejam gratuitos.
Ela disse ainda que, no ano passado, em suas cinco clínicas e 139 cadeiras odontológicas, foram realizadas um total de 12 mil consultas, 4.424 radiografias panorâmicas (aquela que produz uma única imagem tomográfica das estruturas faciais que inclui ambos os arcos dentários, maxilar e mandibular e as suas estruturas de suporte. É uma variante curvilínea da tomografia convencional), 8.642 radiografias periapicais (procedimento que visa capturar imagens de um ou mais dentes, mapeando desde a coroa dentária até a sua raiz e que possibilita a identificação das áreas que circundam a região dos dentes com grande qualidade de imagem), quinhentas próteses e 10.432 outros procedimentos. Além disso, a diretora mencionou as ações sociais desenvolvidas pela Faculdade, como a parceria com a Colgate para a distribuição de 12 mil kits “Dr. Dentuço”, contendo escova e creme dental infantil. Durante o evento na Câmara foram distribuídos mais 150 deles.
A importância da higiene bucal
Além disso, com a intensa participação das crianças, ela tratou da importância de se cuidar da higiene bucal, por a boca ser considerada uma importante porta de entrada para diversas bactérias e microrganismos que, se não controlados, podem causar infecções e inflamações em outras partes do corpo. Ela mencionou ainda os dez problemas bucais mais comuns, como a cárie, a gengivite e o câncer bucal, as causas para o seu surgimento e o que fazer para evitá-los.
Em um determinado momento, a professora Solimar destacou a importância do fumo na deterioração da saúde bucal, que, além de causar o já mencionado câncer bucal, ainda é responsável pela halitose (mau hálito), pela doença periodontal (inflamação crônica que afeta os tecidos que sustentam os dentes) e pelo aparecimento de manchas nos dentes. Ela também ensinou como diagnosticar quaisquer mudanças em toda a região, inclusive para a identificação de possíveis tumores.
Visita e parcerias
Campinas comemorou agora em março (de acordo a Lei Municipal nº 15.510/2017, proposta pelo próprio vereador Paulo Haddad), o Mês de Prevenção da Saúde Bucal. O Dia Mundial da Saúde Bucal, por sua vez, é celebrado no dia 20 do mesmo mês.
De acordo com a diretora, o vereador, que é médico e cirurgião-dentista e já foi professor da PUC-Campinas, “tem apoiado alguns de nossos projetos e, no início desse ano, fez uma visita à Faculdade de Odontologia, junto com os seus assessores. Dessa reunião, surgiram algumas propostas de parceria, sendo a palestra uma delas, a ocorrer no Mês de Prevenção à Saúde Bucal”, explica.
Importância do evento
Sobre a importância da realização de um evento como esse, a diretora da Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas comenta que, além das 12 mil pessoas atendidas anualmente na Universidade, “as ações de prevenção fazem parte de nosso compromisso com a comunidade. Com essa palestra, levamos informação e educação em saúde bucal para muitas famílias e colaboramos com a prevenção de doenças. Esse é um dos pilares da nossa Instituição”.
Ela diz ainda que a participação de docentes da PUC-Campinas em acontecimentos do gênero é importante para a divulgação do curso de Odontologia e do trabalho realizado nele e através dele, não só curativo como preventivo. “Com esse tipo de participação, efetivamos o nosso compromisso com a saúde da comunidade”, esclarece.
Por fim, a palestrante explica que manter parcerias com entes públicos, como a Câmara Municipal de Campinas, “pode fortalecer o nosso trabalho e projetos futuros, pois teremos condições de agilizar e melhorar a qualidade dos atendimentos odontológicos na cidade de Campinas”.