Entre a primavera e o verão é uma época de reprodução dos gambazinhos uma espécie muito comum em nossa região conhecida como Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris). A reprodução é sazonal, ocorre entre os meses de setembro e dezembro. Cada reprodução gera em média seis filhotes, mas esse número pode variar entre quatro e 14 indivíduos por ano. A gestação dura de 12 a 14 dias e os filhotes ficam dentro de uma bolsa por 46 dias. Após 60 dias os filhotes saem do marsúpio e ficam agarrados às costas da mãe.
Devido o grande consumo de frutos e pelo fato de as sementes germinar após a ingestão, esta espécie de gambá é considerada uma importante dispersora de espécies arbóreas nas florestas. A espécie também tem uma função ecológica importante, pois eles se alimentam de baratas e escorpiões. Vale lembrar que o gambá tem hábito noturnos.
A Secretaria de Meio Ambiente vem com o objetivo de propagar a importância de cuidarmos e zelarmos pela vida desses serzinhos.
Como podemos preservá-los?
Divulgando sobre a importância deles na natureza e pedindo para as pessoas não deixarem seus lixos a céu aberto e que liguem para o Pelotão Ambiental para que faça sua remoção de forma segura. O telefone para contato é: 3546-5838.