Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata - Portal Cordero Virtual

Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata

A campanha é voltada a homens a partir dos 50 anos

31/10/2018 05:05:01
Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata
Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata
A Prefeitura de Limeira lançou nesta terça-feira (30) o Novembro Azul 2018 – campanha de conscientização do câncer de próstata. O evento ocorreu na Câmara Municipal e recebeu a presença do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, do secretário de Saúde, Vitor Santos, e do provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin. Após a cerimônia de abertura, houve uma palestra com o médico da prefeitura e coordenador do Centro de Radioterapia da Santa Casa, Leonardo de Paula Lage. 

A campanha é voltada a homens a partir dos 50 anos, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o pedido do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). De 1º a 30 de novembro, a coleta do PSA estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Municipal de Patologia Clínica, desde que o paciente atenda às orientações do preparo prévio. Por se tratar de uma campanha, não é necessário agendar consulta médica para receber o pedido, que poderá ser emitido pelo próprio enfermeiro da unidade.

Dr. Júlio salientou a importância da campanha de prevenção ao câncer de próstata - glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. “Desde que detectada precocemente, as chances de cura dessa patologia aumentam muito. Atualmente, temos meios de fazer a profilaxia, são eles, o exame PSA, o toque retal e a ultrassonografia”, frisou.

As ações de prevenção na área de Saúde e a parcerias com a Santa Casa e entidades como a Alicc foram destacadas por Vitor Santos. O secretário enfatizou que o exame de PSA é capaz de rastrear anomalias na próstata, e quando necessário, o diagnóstico pode ser complementado com o toque retal. “Faço um apelo às mulheres para que incentivem seus companheiros a fazer o exame de PSA”, enfatizou. 

Roberta Botion também falou sobre a necessidade do envolvimento da família nas campanhas de prevenção, para que doenças como o câncer de mama e o câncer de próstata sejam identificadas o quanto antes. Roberta também parabenizou a Secretaria de Saúde e o apoio das entidades parceiras nas campanhas promovidas pelo município.

Também compareceram ao evento, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva, o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, a fundadora e vice-presidente da Alicc, Marilene Bagnato, coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde, os vereadores Lu Bogo, Waguinho da Santa Luzia, Estevão Nogueira, Mir do Lanche, Jorge de Freitas e Marco Antonio Xavier, entre outras autoridades.

Incidência

Em sua palestra, dr. Lage apresentou números do panorama do câncer de próstata no município, a partir dos atendimentos realizados pelo Centro de Oncologia de Limeira (COL)/Santa Casa. Dos 734 novos casos de câncer atendidos pelo COL neste ano, o médico observou que 141 referem-se ao câncer de próstata – o equivalente a 19,2%. “A faixa de maior prevalência está entre os homens de 65 aos 80 anos de idade”, disse.

Quanto aos sintomas, dr. Lage frisou que geralmente eles estão relacionados ao sistema urinário, e podem causar dificuldade, ardência e sangramento ao urinar. Porém, ele observou que os sintomas aparecem quando a doença já está em estágio avançado. “O câncer de próstata é uma questão de saúde pública e nossa intenção é fazer o diagnóstico antes do surgimento dos sintomas”, afirmou. Em sua fase inicial, o médico frisou que as chances de cura variam de 90% a 95%. 

Exames

A diretora de Assistência à Saúde da prefeitura, Camila Rezende Moreno, alertou sobre a necessidade de preparo para a coleta do exame. As recomendações são jejum de oito horas; não fazer exercícios ou andar de bicicleta, motocicleta, trator e cavalo dois dias antes da coleta; não manter relações sexuais três dias antes do exame; não ter realizado toque retal ou sondagem uretral nos últimos quatro dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias e biópsia de próstata, nos últimos 30 dias. “O preparo realizado de forma incorreta poderá alterar o resultado do exame”, frisou.

Os resultados dos exames serão liberados após 10 dias úteis e poderão ser consultados no próprio site da prefeitura (http://consultaexames.limeira.sp.gov.br/exames/login/). O laudo com o resultado também ficará à disposição dos munícipes nas UBSs, para tanto, é necessário apresentar documento e o protocolo do procedimento. No caso de eventuais alterações, a Secretaria de Saúde entrará em contato com o paciente para agendar consulta médica. 

Paralelamente aos exames, as UBSs irão promover diversas ações de conscientização sobre o tema, tanto nas salas de espera das unidades quanto em locais públicos de grande circulação de pessoas. Para facilitar o acesso da população ao exame, as UBSs Nova Limeira, Aeroporto, Abílio Pedro e Belinha Ometto 2 ficarão abertas no sábado do dia 10 de novembro, das 8h às 11h.

Serviço:
- Nas UBSs, a coleta do PSA será de segunda a sexta-feira, às 7h, com exceção da UBS Tatu e da UBS Lopes, em que o procedimento será feito toda terça-feira, às 7h30, e da UBS Pinhal, onde a coleta estará disponível toda segunda-feira, às 7h30. 
- Excepcionalmente em novembro, e mediante apresentação de pedido, o exame também poderá ser feito no Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como Laboratório Municipal, localizado na Rua João Machado Gomes Júnior, 54. A coleta ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h.
- Para fazer o exame, é necessário apresentar RG ou documento com foto, Cartão SUS e número de telefone atualizado, além do pedido.
- Informações estão disponíveis no Laboratório Municipal, pelo telefone 3444-1744.
Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata
Novembro Azul terá prevenção ao câncer de próstata

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71