Junho, mês em que se comemora o dia dos namorados. Se você namora, é uma boa oportunidade de demonstrar seu sentimento para seu (a) companheiro (a), com todo amor e carinho.
Mas se está na mesma situação que eu,solteira. Não fique triste, não. Quem disse que não podemos comemorar?
Existem vários tipos de amor, segundo a cultura grega,vou citar os três mais conhecidos.
- Ágape, que está relacionado ao amor incondicional, que temos por Deus e nossa família.
- Eros, que remete a atração física, aos desejos e instintos.
- Philia, que é o amor fraterno, entre amigos, quando se ama a pessoa como ela realmente é.
Mas hoje quero falar sobre o amor próprio, que os gregos denominaram como Philautia.
Arriscaria dizer que este é o mais importante de todos, pois sem ele não conseguiríamos amar o outro verdadeiramente e por inteiro.
Acredito que amar a si mesmo nem sempre é fácil, mas é essencial para tornar todos os nossos relacionamentos mais saudáveis.
Este amor podemos dizer que é a nossa autoestima. O que nos deixa mais confiantes para enfrentarmos os desafios da vida. Para isso é preciso ter um bom nível de autoconhecimento e aceitação. Não apenas para amar a si mesmo, mas principalmente para querer ser uma pessoa melhor, para você e para o mundo.
Isso significa: não permitir que ninguém nos coloque para baixo ou nos diminua, saber impor os nossos limites, e exigir o respeito que merecemos.
O que quero dizer é que se você gosta de si mesmo e se sente seguro da forma que é, terá maior possibilidade de amar os outros, e de forma mais saudável.
Portanto, nesse dia dos namorados, que tal fazer algo para você?Já pensou em se dar um presente? Ou pelo menos um tempo livre só dedicado a sua pessoa? Pode ser que queira cuidar da sua aparência, ler um livro, assistir algo interessante, sair com os amigos, ou apenas relaxar.
Celebre o amor, de todas as formas, aprenda a gostar da sua própria companhia.
Feliz dia dos namorados (ou da solteirice rsrs)
Sabe o tal do amor-próprio? Então, estou ficando com ele, e a nossa relação anda ótima! --Tati Bernardi
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores.
Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.