Exposição que conta a história de Limeira começou na última sexta-feira - Portal Cordero Virtual
12/06/2017 07:30:02

Exposição que conta a história de Limeira começou na última sexta-feira

Documentos do arquivo da Câmara Municipal ajudam a preservar a memória da cidade

Os limeirenses puderam voltar seu olhar ao passado na noite da última sexta-feira, 9 de junho, com a abertura da exposição “Arquivo Vivo: O Legislativo e a Preservação da História de Limeira”. O evento teve início às 19 horas no Espaço Cultural Engep, com a presença do presidente da Câmara José Roberto Bernardo, Zé da Mix (PSD), do vice-prefeito Dr. Júlio César Pereira dos Santos, vereadores da Casa, entre outras autoridades.

Em exposição, diversos itens documentais ajudam a contar a história de Limeira e da Câmara Municipal, como por exemplo a ata de fundação que data de 1844, itens do acervo privado da vereadora Erika Tank (PR), diversos livros de atas que contém ações históricas, a ata da primeira sessão ordinária realizada após a proclamação da República, e muitos outros. 
A exposição integra a I Semana Nacional de Arquivos, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Arquivo Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para divulgar o trabalho desenvolvido nas instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país.

A curadoria da exposição ficou a cargo do historiador João Paulo Berto e da encarregada do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos, Giane Boscolo, que dentre os muitos documentos importantes da exposição destaca a importância dos itens do acervo privado da vereadora Erika Tank, segundo Giane, eles são fundamentais por mostrar a importância dos acervos privados para a construção da história do município.

“Ter peças que pertenceram a minha mãe, Elza Tank, como filha, dá uma sensação de muito orgulho, e como vereadora ressalto a importância que tem a Câmara de Limeira na história dessa cidade, é o primeiro poder constituído e traz consigo uma bagagem, um conhecimento que estão nos arquivos e que devem ser mostrados”, declarou Erika Tank, emocionada.

Para o historiador João Paulo Berlo, não há como realizar pesquisas sobre a história de Limeira sem os arquivos da Casa. “O arquivo da Câmara Municipal é o mais importante da cidade, justamente pela antiguidade. A Câmara foi responsável pela organização do município como ele é. Todo o acervo é extremamente importante para recontar a história da cidade”.

Em Limeira, a realização da exposição é do Memorial do Legislativo Limeirense, Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara Municipal de Limeira e Espaço Cultural Engep. A exposição localizada no Espaço Cultural Engep, fica na rua Largo da Boa Morte, 118, no Centro da cidade e vai até o dia 2 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Foto(s): Cristiane Scardelai / Câmara Municipal de Limeira
Fonte: Núcleo de Imprensa - Câmara Municipal de Limeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COBERTURAS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71