Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira - Portal Cordero Virtual

Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira

Diligência foi realizada na manhã de quarta-feira, 18 de maio

19/05/2017 06:00:02
Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira
Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira
Vereadores da Comissão Permanente de Saúde visitaram o Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim Aeroporto com o objetivo de verificar as condições de atendimento à população e de trabalho dos servidores. A diligência foi realizada na manhã de quarta-feira, 18 de maio, e contou com a presença dos parlamentares Dr. Rafael Camargo (PMDB), Lu Bogo (PR) e Dra. Mayra Costa (PPS).

Os vereadores encontraram as áreas de recepção e atendimento médico com grande quantidade de pessoas, entre elas, as clínicas e as farmácias. Na avaliação do presidente da Comissão, Dr. Rafael, a cidade de Limeira está crescendo naquela região e, para piorar a situação, muitas pessoas deixaram o convênio particular para buscar o SUS. "Esse é o grande problema do CSF do Jardim Aeroporto", disse.

Os vereadores também demonstraram preocupação com o aumento da demanda após a conclusão do Residencial Rubi, que fica próximo ao CSF e vai abrigar cerca de 900 famílias.

Segundo apuração da comissão, o CSF Aeroporto é uma unidade mista, que faz serviços de pronto-atendimento, estratégia saúde da família e atendimento básico (UBS), abrangendo 35 bairros da região. São cerca de 1.700 consultas por mês nos consultórios médicos, além de 3.700 acolhimentos no pronto-socorro e de 250 a 300 atendimentos na farmácia.

A unidade conta com três médicos generalistas do Programa Mais Médicos, que trabalham em jornada de 40 horas, além de médicos especialistas: um obstetra, dois ginecologistas, dois pediatras e um clínico geral. Também conta com dois dentistas em cada período. Conforme averiguou a Comissão, a unidade não tem profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia - apesar de a população demandar.

Segundo apuraram os vereadores, seria interessante que a Prefeitura readequasse o corpo de servidores do CSF, uma vez que a unidade de dispensação de medicamentos do Jardim Aeroporto recebeu a demanda de outros CSFs. Atualmente, conta com um farmacêutico e um auxiliar de farmácia.

Em conversa com populares no CSF, os vereadores ouviram reclamações sobre a espera de cerca de uma hora para atendimento nas clínicas médicas do posto e da demora, de até 12 meses, para marcação de exames fora da unidade básica - como oftalmologia e cardiologia.

Outra questão encontrada pela pela Comissão é o entupimento do compressor de ar, que fica na área externa do posto, e está sendo afetado pela raiz de uma árvore. Com isso, está sendo utilizado um aspirador portátil, que, segundo o vereador Dr. Rafael, "pode falhar a qualquer momento e deixar o atendimento comprometido".

Fiscalização

A visita ao CSF Jardim Aeroporto faz parte da iniciativa da Comissão Permanente de Saúde de fazer uma varredura de todas as unidades básicas de saúde da cidade. O colegiado é composto pelos vereadores Dr. Rafael Camargo (PMDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), secretário; Dr. Marcelo Rossi (PSD); e Dra. Mayra Costa (PPS). A fiscalização externa é uma das atribuições do Legislativo. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as comissões permanentes também têm a competência de fiscalizar, inclusive efetuando diligências, e realizar vistorias e levantamentos “in loco”, em especial para "verificar a regularidade, a eficiência e a eficácia dos seus órgãos no cumprimento dos objetivos institucionais".

Fonte: Núcleo de Imprensa - Câmara Municipal de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71