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 Profissionais da educação participam de formação do Programa Alfabetiza Juntos - Portal Cordero Virtual

Profissionais da educação participam de formação do Programa Alfabetiza Juntos

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026

09/06/2024 09:05:02
Profissionais da educação participam de formação do Programa Alfabetiza Juntos
Profissionais da educação participam de formação do Programa Alfabetiza Juntos
Professores dos 1º e 2 anos e coordenadores da rede municipal de Cordeirópolis participaram nesta semana de uma importante formação, do Programa Alfabetiza Juntos SP. Esta é uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios paulistas e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes. Em 2023, a Secretaria da Educação de Cordeirópolis implantou na rede a Avaliação de Fluência Leitora, realizada em duas edições, entre os meses de julho e agosto, e em dezembro, com resultados essenciais para balizar as ações do programa.

Na primeira edição, participaram das provas de leitura 328,9 mil alunos da rede pública, em escolas presentes em 606 cidades. Os resultados davam conta que 56% dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental eram leitores fluentes ou leitores iniciantes e 44% eram pré-leitores no início do segundo semestre.

Na segunda edição, participaram das provas de leitura 343,8 mil estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental de 600 cidades paulistas. Um total de 26,2 mil professores aplicaram a avaliação. No segundo semestre, o salto foi de 8% no índice de alunos leitores iniciantes e leitores fluentes. A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.
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Fonte: Prefeitura Municipal de Cordeirópolis
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