Para marcar a abertura do Mês de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, 50 estudantes da Emeief Limeira participaram, no último dia 03, de atividade organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira. No Parque Cidade, eles fizeram uma verdadeira jornada ecológica, com trilha para coleta de sementes, caça ao tesouro e etapas a serem cumpridas. “O maior prêmio com uma atividade dessa grandeza é o cuidado e o respeito pelo Meio Ambiente”, afirmou o responsável pela secretaria, Reinaldo Buck Belussi.
Os estudantes foram divididos em grupos e receberam um Passaporte Ecológico, denominado Guardiões da Natureza, para ser utilizado durante o cumprimento das tarefas. Ao finalizarem cada etapa, um selo diferente era carimbado no passaporte.
As “missões ambientais” incluíram a Trilha das Sementes e caça ao tesouro, em que os alunos coletaram materiais das espécies arbóreas do parque; semeadura de girassóis (representando a importância das culturas agrícolas para a alimentação humana); visita ao Castramóvel (com orientação sobre cuidados veterinários e guarda responsável de animais domésticos); e o plantio simbólico de árvores frutíferas nativas.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura destacou que a atividade, realizada no Dia Nacional da Educação Ambiental, proporcionou a reflexão sobre o papel da sociedade na formação de futuros cidadãos responsáveis com o Meio Ambiente. “Abordamos, ainda, os caminhos que devem ser seguidos para a sustentabilidade e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, salientou Belussi.
CONSÓRCIO PCJ
A trilha das sementes contou com material fornecido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Após a realização das atividades, as sementes foram destinadas ao Viveiro Municipal para semeadura e formação de novas mudas que abastecerão a arborização do município e das cidades consorciadas.
PROGRAMAÇÃO
Com atividades e serviços para todos os públicos, o Mês do Meio Ambiente contará com curso de poda de árvores urbanas, palestra sobre sustentabilidade, trilhas ecológicas, visitas monitoradas, blitz orientativa e doação de mudas de árvores nativas para população urbana e rural.
Confira a programação completa: