Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Carnaval: fuja da ressaca e se mantenha saudável - Portal Cordero Virtual

Carnaval: fuja da ressaca e se mantenha saudável

Nutricionista dá dicas para quem quer aproveitar a folia sem fugir muito de uma rotina saudável

10/02/2024 10:26:47
Carnaval: fuja da ressaca e se mantenha saudável
Carnaval: fuja da ressaca e se mantenha saudável
Sabemos que a temporada de férias já é um momento extremamente difícil para manter o foco em uma alimentação saudável, exercitar-se de forma consistente e melhorar o bem-estar. Portanto, dicas valiosas são as que minimizam esses efeitos e um plano de ação que possa te ajudar a aproveitar os dias de folia da melhor forma para que não gere tantos danos aquele corpo que você tanto batalhou para conquistar e fazer sucesso nos bloquinhos.

Os dias de Carnaval e folia são dotados, pela grande maioria, por momentos de omissão das refeições em detrimento de alimentos de alta densidade energética e sem valor nutricional como “fast foods”, alto consumo de bebidas alcoólicas, baixa ingestão de fibra e de água além de noites sem dormir. Esse somatório de ações pode levar à perda de massa muscular, queda do sistema imunológico, aumento da retenção hídrica, constipação intestinal, aumento da distensão abdominal e ao aumento de percentual de gordura.

Segundo Letícia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/SP, o consumo de bebida alcoólica vai na contramão tanto do condicionamento físico, como do ganho de músculo e isso ocorre devido a quatro fatores:

Comprometimento do metabolismo lipídico: o consumo de álcool interfere no funcionamento do seu organismo como um todo, incluindo a parte responsável pela oxidação (queima) de gordura. Dessa forma, há uma maior chance de você acumular gordura corporal, comprometendo o seu objetivo de ganho de massa muscular saudável e o condicionamento físico.

Desidratação: o álcool exerce efeito diurético em nosso corpo, podendo levar à desidratação que prejudica o seu desempenho físico e a capacidade do corpo em se recuperar após o exercício físico.

Redução da síntese proteica: o consumo de bebida alcoólica faz com que o uso das proteínas para a formação de músculo seja ineficiente, dificultando a sua evolução.

Sistema nervoso central prejudicado: o álcool compromete a coordenação e o desempenho motor, assim, aumentando o risco de lesões durante o treino e prejudicando o desenvolvimento do condicionamento físico.

O tamanho do estrago é proporcional à frequência e à quantidade de bebida alcoólica que você ingere. Já que estamos no Carnaval, é importante ter bom senso e alinhar as expectativas.

Para manter a hidratação do corpo em níveis saudáveis durante a folia e também evitar a ressaca, a nutricionista diz que para ter uma noção da quantidade de água que você deve consumir ao longo do dia, faça o seguinte cálculo: 35 a 50ml de água x quanto você pesa atualmente (kg).

Sendo o carnaval um período em que as atividades costumam ser mais intensas e, muitas vezes, a alimentação pode ficar aquém, vale redobrar a atenção com o consumo hídrico e até mesmo aumentar um pouco a quantidade de água/dia, afinal, o álcool atua como diurético no organismo.

“A cada dose de bebida alcoólica que você for consumir, ingira pelo menos um copo de água (200 a 250ml) para reduzir os colaterais do álcool. Além disso, um conselho que vale ouro: consuma 1 litro de água ao chegar em casa após a farra, a sua ressaca será menor”, indica Letícia.

Na alimentação, é importante trocar os fast foods por “smart foods”, que te ajudam a ter energia e ao mesmo tempo não causam um estrago na sua rotina alimentar. Faça o possível para garantir que tenha algum alimento fonte de proteína nas refeições realizadas ao longo do dia. Ovos, carne bovina, frango, peixes, frutos do mar, whey protein isolado e proteína vegana são ótimas opções e super versáteis para que você possa combinar com legumes refogados, salada, frutas, entre outros.

Opte por comida de verdade para minimizar o impacto negativo da bebida alcoólica no seu corpo. Na dúvida, escolha aquilo que encontramos na feira, no hortifruti e no açougue. Simplifique.

FONTE:

Letícia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/SP.

Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática Clínica – CRN:64672. 

Atua em casos de emagrecimento, hipertrofia, síndrome metabólica, doenças autoimunes, transtornos alimentares, reeducação alimentar e qualidade de vida.

Fonte: ALLURE PRESSES
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71