As turmas de artes plásticas da Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) abriram, na quarta-feira (29). exposições no Espaço Expositivo Profª Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi, que fica no Museu Major José Levy Sobrinho. A mostra traz como temas "Ensaios Cromáticos 11", "Enunciados Poéticos #4" e "Arteterapia II" e explora a expressão individual de cada artista.
Elaborados sob as mediações de Gilio Mialichi Neto de Oliveira, Lea Maria de Moraes e Sandra Saura, as obras são resultados do que os alunos aprenderam nas aulas de desenho, pintura, EVA e crochê. Os cursos culturais fazem parte do Departamento de Formação para as Artes da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O secretário de cultura, José Farid Zaine, esteve presente na abertura, representando também o prefeito Mario Botion. Ele parabenizou os professores e os alunos. “A exposição está linda. É uma bela surpresa entrar aqui e ver esses incríveis trabalhos. É uma felicidade ter como prioridade na Secretaria de Cultura um trabalho muito forte em formação cultural”, expressou. O diretor de Formação para as Artes, Ronald Gonçales, também participou da abertura da exposição.
“As obras são muito bonitas, é interessante ver a criatividade em cada trabalho”, comentou Mariana Junqueira ao visitar a mostra. Outra visitante, Ana Júlia Soares de Oliveira, também admirou a exposição: “Todos são bem talentosos, adorei os desenhos e os artesanatos.”
As exposições recebem visitação de segunda a sexta, das 13 às 17h, até o dia 15 de dezembro. O espaço expositivo fica na Rua Treze de Maio, 102 - Centro.
AGENDA DE APRESENTAÇÕES
Outras turmas também desenvolvem apresentações. Os grupos de teatro preparam as peças “Sonho de Uma Noite de Verão” e “Quando a Velhice Chegar” e os de balé e jazz ensaiam coreografias para o “Expresso Polar”. Confira a agenda:
Teatro: “Sonho de uma Noite de Verão” e “Quando a Velhice Chegar"
Quarta-feira (6), às 19h - Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
Sonho de uma Noite de Verão: Seis turmas de teatro da Emcea contam, talvez, a estória mais confusa da dramaturgia teatral dos últimos séculos. Para isso, eles utilizam de seus corpos, suas vozes, jogos, brincadeiras e uma música antiga revivida através desse encontro entre as gerações.
Quando a Velhice Chegar: Em muitas culturas e civilizações, a velhice é vista com respeito e veneração, representa a experiência, o valioso saber acumulado ao longo dos anos, a prudência e a reflexão. A sociedade urbana moderna transformou essa condição, pois a atividade e o ritmo acelerado da vida marginalizam aqueles que não os acompanham. Em um lugar distante, um grupo de amigas resolvem morar juntas na velhice. E para a surpresa de todas, recebem uma visita inesperada, cobrando que elas tenham atitudes consideradas pela sociedade como caracterizadas por idosos.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Emcea e Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Dança: O Expresso Polar
Sábado (9), às 19h - Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva
As turmas de dança da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori" (Emcea), ministradas por Rebecca Loys Rosa Paiva, apresentam um espetáculo dançante. A história mostra um jovem que, na véspera de Natal, vê um trem misterioso com destino ao Polo Norte parar de fora de sua janela e é convidado a bordo por seu condutor. O menino se junta a várias outras crianças enquanto embarcam em uma jornada para visitar o Papai Noel se preparando para o Natal.
Entrada: Gratuita.
Classificação: Livre.
Realização: Emcea e Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.