O prefeito Mario Botion e o secretário de Saúde, Vitor Santos, entregaram nesta última terça-feira (14) melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Pq. Nossa Senhora das Dores 2 e do Jd. Novo Horizonte - nesta última, o trabalho foi executado por reeducandos do Centro de Ressocialização (CR). As unidades, mantidas pela Prefeitura de Limeira, ganharam pintura interna e externa, e ainda, receberam serviços de manutenção.
“Ao longo da primeira gestão, fizemos um grande esforço, reformando e ampliando quase todas as UBS, e agora, em parceria com o CR, estamos trabalhando nessa nova etapa de melhorias”, afirmou Botion. “Vamos avançar cada vez mais para garantir qualidade no atendimento ao cidadão limeirense”, completou o prefeito.
Na UBS Dores 2, além da pintura, houve troca de revestimento, pintura de ferragens e instalação de fechaduras e maçanetas. Nos banheiros, torneiras e outros metais foram substituídos por peças novas. A UBS ganhou identificação visual nova, tanto na fachada quanto nos ambientes internos.
A enfermeira Sueli Ferreira da Silva, que atua como coordenadora da UBS Dores 2 desde 2021, destacou a importância das melhorias empreendidas no local, sobretudo na sala de espera. “O espaço estava com infiltração de água da chuva, foi necessário consertar a calha antes da pintura definitiva”, disse. “O resultado ficou perfeito”, acrescentou.
O emprego da mão de obra de seis internos do CR foi o diferencial da intervenção na UBS do Jd. Novo Horizonte. Posteriormente à pintura do imóvel, eles imprimiram novas cores a armários, macas e ferragens, e ainda, realizaram serviços de jardinagem.
O diretor do CR, Fernando Gonçalves Pedro, esclareceu que, a cada 3 dias de trabalho, o reeducando tem direito a 1 dia de remissão da pena, caso o juiz autorize. Ele também informou que essa foi a primeira parceria com a Prefeitura de Limeira voltada à área de Saúde. “É uma iniciativa muito importante, que desperta no reeducando o sentimento de pertencimento, é um exercício de cidadania”, frisou.
Ao prestigiar a entrega das melhorias, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, salientou os benefícios da parceria entre o CR e o Poder Público, no sentido de promover a ressocialização. O vereador é autor da lei 6.826, sancionada por Botion no ano passado, que criou o programa de revitalização de UBSs por meio do trabalho de pessoas em privação de liberdade. “Paralelamente aos benefícios da ressocialização do reeducando, o Governo Federal custeia até R$ 30 mil por UBS recuperada com mão de obra de pessoas no semiaberto”, relatou.
Com aproximadamente 1.300 consultas mensais, a UBS Novo Horizonte abriga farmácia para dispensação de medicamentos, duas salas de ginecologia, além de dois consultórios (de pediatria e clínica geral). A coordenadora do espaço, Bruna Salatti, afirmou que a reforma “valorizou” os serviços oferecidos no local. “O resultado ficou excelente, tanto para a população quanto para os funcionários, os ambientes tornaram-se mais agradáveis”, disse.