Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Prefeitura de Limeira presta homenagem a funcionários públicos - Portal Cordero Virtual

Prefeitura de Limeira presta homenagem a funcionários públicos

O prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, acolheram os servidores

29/10/2021 14:11:40
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
Prefeitura de Limeira presta homenagem a funcionários públicos
Prefeitura de Limeira presta homenagem a funcionários públicos
Em 1943, por meio do Decreto-Lei 5.936, o dia 28 de outubro foi consagrado ao servidor público, em todo o país. Em celebração à data, a Prefeitura de Limeira realizou uma homenagem a todos os funcionários municipais, em um evento realizado no jardim do Edifício Prada, na manhã desta quinta-feira (28). 

O prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, acolheram os servidores. Os presentes foram recepcionados com música ao vivo, executada pela enfermeira Fernanda Cantão Silva, que foi coordenadora do Pronto Atendimento da Unidade de Referência Coronavírus (URC). 

“O objetivo da atual administração é permitir que o serviço seja aperfeiçoado, e são os nossos servidores que fazem a diferença no atendimento ao cidadão”. O chefe do Executivo aproveitou a ocasião para parabenizar o envolvimento de todos na campanha do Outubro Rosa, que apresentou números satisfatórios. A iniciativa tem o objetivo de prevenção ao câncer de mama, estimulando a mulher a realizar o exame de mamografia. 

O Fundo Social está à frente da campanha neste ano ao lado da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, a Santa Casa e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), parceiros também na realização da campanha do Novembro Azul. Ação dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. “Quero que os homens presentes, que estejam aptos à realização do exame de PSA, que o façam, e todos aqui, levem a informação adiante aos seus conhecidos. Somente com diagnóstico precoce conseguiremos vencer essa doença”, afirmou Botion. 

O Antígeno Prostático Específico (PSA) é o exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial e será disponibilizado aos homens com mais de 50 anos ou entre 45 a 50 anos com histórico familiar em parentes de primeiro grau. 

Na cerimônia, três servidoras foram homenageadas em nome de todo o funcionalismo público, Lindalva Nunes de Jesus, Angelica Cristina Silveira Bianquini e Gislaine Aparecida Mantes Alves. As três venceram o câncer e receberam um certificado de agradecimento ao serviço prestado à comunidade e enaltecendo a perseverança e a força para superação da doença. 

Roberta agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a realização de ambas as campanhas. “Campanhas como essas, tanto do Novembro Azul, quanto do Outubro Rosa salvam vidas, e é por isso que é preciso que levemos a informação e motivemos quem amamos na realização do exame. As servidoras aqui, o nosso carinho e respeito, vocês são exemplos” comentou. 

Erika também destacou papel das servidoras como modelos, “são mulheres guerreiras, que mais do que profissionais exemplares são vitoriosas na vida. Ao vê-las, sabemos que há esperança”. 

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Faedra Rosada, presente no evento, também evidenciou a importância do envolvimento dos homens com a campanha do Novembro Azul, que terá início na próxima quarta-feira (3). “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os profissionais que fizeram da campanha do Outubro Rosa um sucesso e orientar as mulheres a continuar a realizar o autoexame. Na semana que vem iniciamos o Novembro Azul, e é importante que os homens se comprometam com a realização do exame. O diagnóstico precoce faz toda a diferença”. 

Ane Pinheiro dos Santos, voluntária da Alicc, ressaltou o papel da parceria com a prefeitura, sobretudo com o Fundo Social, nos resultados obtidos na campanha realizada durante todo o mês de outubro. “Só temos a agradecer e esperamos que os homens busquem a realização do PSA para identificação precoce da patologia”. 

“Desejo que nós, homens, nos comprometamos com a campanha assim como as mulheres. É um exame de sangue, rápido, que pode fazer a diferença no tratamento”, definiu o vereador Lemão da Jeová Rafá. 

Também estiveram presentes no encontro, secretários municipais, diretores, e servidores das secretarias municipais. 
Ao final da cerimônia, os presentes puderam retirar uma muda de planta disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. 

NOVEMBRO AZUL 

A partir da quarta-feira (3), homens acima de 50 anos poderão fazer o exame do PSA. A coleta será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Municipal das 7h às 9h. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas: 

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame; 
- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta; 
- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias; 
- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias; 
- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias. 
Prefeitura de Limeira presta homenagem a funcionários públicos

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71