Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 “A Arte de Falar em Público” foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento - Portal Cordero Virtual

“A Arte de Falar em Público” foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento

Evento produzido pelo CME da ACIL trouxe o jornalista e mestre em cerimônias João Paulo Baxega

02/09/2021 00:39:04
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
“A Arte de Falar em Público” foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento
“A Arte de Falar em Público” foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento
O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL realizou na última quinta-feira (26) o seu Café da Manhã do Conhecimento, que teve como convidado o jornalista, mestre de cerimônias e sócio da Dínamus Comunicação, João Paulo Baxega, que trouxe a palestra “A Arte de Falar em Público”.

O especialista demonstrou para os participantes que falar em público é uma forma de passar credibilidade, seja para uma plateia ou para uma apresentação de uma pessoa só. “A pessoa que fala é a que se destaca, por isso quando isso não ocorre, sua importância é diminuída para o outro”, explicou.

O medo é uma das principais causas de alguém não conseguir se expressar em público e uma das formas de superar isto, segundo Baxega, é se preparando com antecedência para realizar sua apresentação.

Para tanto ele deixa algumas dicas: ensaiar antes da apresentação, escrevendo o que pretende falar para ajudar no entendimento e memorização; ler em voz alta o discurso escrito; gravar a leitura e ouvi-la para conseguir avaliar; gravar a apresentação em vídeo para observar o comportamento corporal; e por fim se apresentar para uma pessoa de confiança, que poderá dar um feedback construtivo sobre o que está bom e o que deve ser melhorado.

O conteúdo como um aliado

“É importante também que se tenha conteúdo de qualidade para transmitir, para não ser uma apresentação vazia e desinteressante. Para isso pode-se utilizar de técnicas de storyteling, para criar algo impactante”, comenta o jornalista.

O domínio sobre o tema que será levado até o público é outro ponto extremamente importante. Mesmo com a preparação, certos assuntos podem fugir totalmente do conhecimento de uma pessoa, e isto irá comprometer a qualidade de uma apresentação e da confiança profissional diante do público.

Por fim, Baxega abordou outros pontos que tornam o falar em público um ato mais impactante, como ter um bom controle de tempo utilizando recursos variáveis e sem introduções muito cansativas. Além disso, ele destacou também a importância de não ter medo de julgamentos na hora de falar em público.

“Em toda apresentação há o risco de nos depararmos com os ‘sabotadores’, que são as pessoas desinteressadas, que conversam ou saem no meio de nossa fala, nos causando nervosismo. O importante neste momento é buscarmos pelos ‘anjos’, que são pessoas na plateia que demonstram interesse no nosso discurso e conteúdo, e servem como uma âncora para não nos perdermos no nervosismo”, completou o especialista.
“A Arte de Falar em Público” foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento

Foto(s): Divulgação
Fonte: Acil Limeira
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71