Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual - Portal Cordero Virtual

Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual

Para a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, a visita virtual é uma forma de dar andamento nos trabalhos de educação ambiental diante das restrições impostas pela pandemia de Coronavírus

28/08/2021 22:37:40
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual
Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual
A Casa Sustentável de Limeira é uma construção ecológica que fica no Horto Municipal, próximo ao Zoológico. Os 28 alunos do 4º ano da Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira participaram na terça-feira (24) de uma visita virtual pelo espaço, que foi produzida pelas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Comunicação Social. A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, e a fiscal ambiental Loide Batista estiveram na escola e apresentaram o projeto, ressaltando a importância da sustentabilidade. Também participaram da atividade, representando a Secretaria de Educação, a coordenadora e formadora de educação ambiental e ciências, Adriana Müller Del Mondo, e a diretora da escola, Aline Bonini. 

Para a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, a visita virtual é uma forma de dar andamento nos trabalhos de educação ambiental diante das restrições impostas pela pandemia de Coronavírus. “Nossa equipe precisou se reinventar, e o resultado superou nossas expectativas”, disse. Patrícia ressaltou a importância de abordar a questão da sustentabilidade desde o ensino fundamental. “Além de aprenderem desde cedo a cuidar do meio ambiente, as crianças também nos ajudam levando conscientização ambiental para as suas famílias”, falou. A diretora frisou, ainda, que os cuidados para prevenir a contaminação foram tomados, sendo utilizada uma sala ampla e arejada, com distanciamento e uso de máscaras. 

Para visitar a casa de forma virtual, basta acessar a playlist do Departamento de Educação Ambiental no canal da Prefeitura no Youtube: youtube.com/preflimeira

CASA SUSTENTÁVEL 

Para a construção da Casa Sustentável foram utilizadas técnicas com menos impactos ambientais. A própria fundação foi feita com concreto reaproveitado de outras obras. Já os pilares estruturais foram feitos em tijolo ecológico, que é produzido de solo-cimento não queimado, ou seja, é formado de uma parte de cimento para 12 partes de terra. O fato de não ser queimado resulta em um material mais resistente sem poluir o ar.

O fechamento das paredes é de taipa de pilão, pau a pique e super adobe, que têm como principal vantagem o conforto térmico. Essas técnicas aplicadas podem ser observadas na Casa Sustentável por meio de um vidro. Depois de prontas, as paredes foram rebocadas com terra, areia, água e cimento. A cobertura foi estruturada com eucalipto de reflorestamento e revestida com telhas de material reciclado, feita de embalagem longa vida. 

O projeto também valorizou a iluminação natural, por meio de claraboia, para evitar que se utilize muita energia com iluminação artificial durante o dia. Telhado verde, ventilação cruzada e vegetação no entorno facilitam o isolamento térmico, garantindo economia de energia ao dispensar o uso de ar-condicionado ou ventiladores.

O vaso sanitário conta com descarga em dois tempos e caixa acoplada. As torneiras dos sanitários possuem temporizador. Essas medidas visam evitar desperdício de água. Além disso, a Casa Sustentável também garante a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos, por meio de uma rampa na entrada e itens de acessibilidade no banheiro.

Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual
Alunos conhecem Casa Sustentável com visita virtual

Foto(s): Eduardo Zanzirolamo
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71