Saiba como é a imagem do mercado de trabalho do Brasil para os estrangeiros - Portal Cordero Virtual

Saiba como é a imagem do mercado de trabalho do Brasil para os estrangeiros

O perfil de quem vem de fora tentar a vida no Brasil se alterou bastante nos últimos anos, com as influências da economia mundial

18/07/2021 05:01:02
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
Saiba como é a imagem do mercado de trabalho do Brasil para os estrangeiros
Saiba como é a imagem do mercado de trabalho do Brasil para os estrangeiros
Com a atual crise econômica enfrentada por todo o mundo, mas que atingiu com mais força o Brasil devido ao avanço da pandemia no país, muitos brasileiros voltaram a cogitar a vida no exterior como uma alternativa para consolidação no mercado de trabalho. As moedas valorizadas e a maior facilidade para encontrar emprego são os principais atrativos para quem sai do país. Mas, o movimento contrário também acontece e muitos estrangeiros enxergam o Brasil como o local perfeito para conseguir o emprego ideal.

O perfil de quem vem de fora tentar a vida no Brasil se alterou bastante nos últimos anos, com as influências da economia mundial. No início da década, quando a Europa enfrentava uma grave crise financeira, muitos moradores do Velho Continente enxergaram nosso país como uma ótima saída para o desemprego, além de uma chance de conhecer uma nova cultura e viver em um país tropical.

Com o passar dos anos, a situação se inverteu. Agora, com o Euro e o Dólar fortemente valorizados em relação ao Real, o Brasil se apresenta aos europeus e norte-americanos como uma oportunidade de conseguir empregos melhores em cargos de alto escalão mesmo em começo de carreira, especialmente para os profissionais jovens, mas que já são qualificados. Desta forma, é possível conseguir a experiência no mercado de trabalho brasileiro e retornar ao país de origem com maiores chances de obter boas vagas. Segundo dados reunidos por órgãos internacionais, as áreas mais promissoras para estrangeiros que querem trabalhar no Brasil são as relacionadas às Engenharias e à Informática, pois os avanços tecnológicos estão impulsionando a necessidade por profissionais modernos e qualificados.

São dois os desafios enfrentados por estes profissionais: o idioma e a burocracia. Para facilitar a obtenção do visto brasileiro, é imprescindível que os trabalhadores já tenham conseguido um emprego no país, o que, na maioria das vezes, exige um conhecimento pelo menos básico em português. Por isso, a decisão de morar no Brasil é tida como um planejamento a longo prazo.

Para os moradores de outros países fora da Europa que sonham em morar no Brasil, principalmente aqueles que enfrentam crises humanitárias, a imagem do nosso mercado de trabalho muda bastante. Nestes casos, as oportunidades de emprego acabam ficando em segundo plano e a prioridade passa a ser o aspecto alegre, divertido e hospitaleiro da população daqui.

O mercado de trabalho brasileiro também é visto de outra forma para os moradores dos demais países integrantes do Mercosul. Neste caso, há várias facilidades para a obtenção de visto e de empregos. Além disso, existe um acordo multilateral que garante facilidades na conquista de benefícios previdenciários para quem trabalhou em mais de um país integrante do Bloco, o que ajuda a atrair os moradores dos países vizinhos.


Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71