Projeto de Lei “Janeiro Branco” é aprovado em Cordeirópolis - Portal Cordero Virtual

Projeto de Lei “Janeiro Branco” é aprovado em Cordeirópolis

Votação ocorreu na última sessão ordinária do dia 16 de fevereiro

21/02/2021 12:59:01
Compartilhe:
Projeto de Lei “Janeiro Branco” é aprovado em Cordeirópolis
Vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB)
Projeto de Lei “Janeiro Branco” é aprovado em Cordeirópolis
Vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB)
Projeto protocolado pelo vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB) tem como objetivo a criação de realizações de ações preventivas e educativas sobre promoção e difusão da saúde mental e foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cordeirópolis, realizada no dia 16 de fevereiro.

Saúde mental. Esse foi um dos temas discutidos na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Cordeirópolis, com o Projeto de Lei nº 01/2021, de autoria do vereador Diego Fabiano (MDB).

O projeto vem num período complicado para a história mundial. Com a pandemia de Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, há um crescente número de atendimentos psicoterápicos ao redor do mundo. Um estudo publicado pela Fiocruz mostra que sintomas de depressão e ansiedade afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais no Brasil e Espanha. Mais da metade deles sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Na população geral, estudo publicado na revista PsychiatryResearch mostra que o transtorno por estresse pós-traumático, a ansiedade e a depressão se tornaram, respectivamente, cinco, quatro e três vezes mais frequentes em comparação aos dados habitualmente relatados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse contexto, o vereador Diego Fabiano (MDB), apresentou o projeto que institui no município de Cordeirópolis o “Janeiro Branco”, mês voltado a promoção e difusão da saúde mental. De acordo com o vereador, é um projeto fundamental para o município, que nos dois primeiros meses do ano, já ultrapassou a marca de 1000 atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial. “Me sinto muito contemplado por ter o projeto aprovado. Não por mim, mas pela população de Cordeirópolis que se beneficiará dele. Apenas no mês de janeiro de 2021 foi realizado 1022 atendimentos na rede de assistência do CAPS no município, 400 atendimentos a mais quando comparamos com o mesmo período do ano de 2020, que contou com 626 atendimentos”, explicou o vereador.

O projeto já existe em outros municípios do País, como em Vila-Velha/ES, Belo Horizonte/MG, Cocal/SP e outras cidades do Brasil.

Votado na 3ª Sessão Ordinária, realizada no dia 16 de fevereiro, o projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores.

Fonte: Assessoria do Vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB)
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71