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Como praticar atividade física sem sair de casa

Muitas modalidades esportivas podem ser realizadas no conforto de seu lar. Para quem quer manter uma boa postura e afastar as dores nas costas, recomendamos realizar exercícios de alongamento, pilates ou yoga.

20/02/2021 10:22:26
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Como praticar atividade física sem sair de casa
Para manter a saúde, qualidade de vida e bem-estar, você precisa praticar atividade física regularmente. Mas como se exercitar se você não pode ir a uma academia de ginástica devido à pandemia de Covid-19? Simples, pratique exercícios em casa.

Muitas modalidades esportivas podem ser realizadas no conforto de seu lar. Para quem quer manter uma boa postura e afastar as dores nas costas, recomendamos realizar exercícios de alongamento, pilates ou yoga.

Ambos requerem o uso de um tapete de ginástica, que pode ser adquirido com facilidade em lojas de artigos esportivos, por preços que variam de R$30 a R$60. Para realizar os movimentos corretamente, você pode assistir a vídeo aulas conduzidas por profissionais e disponíveis no Youtube. 

Quem quiser suar a camisa e praticar exercícios aeróbicos, seja para manter a boa forma ou para perder peso, deve pedalar por pelo menos 30 minutos diariamente em uma bicicleta ergométrica, caminhar ou correr em uma esteira.

Para quem prioriza a definição e crescimento muscular, sugerimos a prática de exercícios de musculação em casa. 

É possível exercitar todos os grupos musculares: Braços, peito, costas, pernas, glúteos e abdômen. É essencial treinar grupos musculares diferentes a cada sessão de treino, para não lesionar os músculos.

Na realização desses exercícios, pode ser necessário utilizar alguns equipamentos como colchonete, tornozeleiras com peso, halteres, elásticos extensores, bola de pilates, entre outros. 

Como esses acessórios ajudam a aumentar a intensidade dos exercícios, você obterá resultados rapidamente. Melhor ainda se você apostar em um suplemento nutricional, seja antes ou depois do treino.

Você pode incluir um pré-treino para aumentar os níveis de energia, prolongar a sessão de treino e retardar a fadiga muscular. 

Depois do treino, você pode tomar um suplemento rico em carboidratos para recuperar os níveis de energia ou um suplemento proteico para recuperar as fibras musculares. 

Para quem deseja realizar um treino completo, recomendamos combinar as três modalidades esportivas e praticar os exercícios de três a cinco vezes por semana. 

Comece seu treino com um alongamento completo. Para aquecer, realize atividade aeróbica por 30 minutos. Depois, faça uma série de musculação para membros inferiores ou superiores. Finalize com mais uma sessão de alongamento.

Além de aumentar a resistência física, força muscular e fortalecer o sistema cardiorrespiratório, a atividade física também traz benefícios para a saúde mental, pois atua na liberação de substâncias importantes como noradrenalina, dopamina e serotonina.

Mas para aproveitar todos esses benefícios, recomendamos alguns cuidados. Em primeiro lugar, utilize roupas e calçados adequados. Esses itens de vestuário auxiliam na realização dos movimentos e evitam possíveis lesões.

Os exercícios devem ser realizados em um espaço amplo em sua residência. É importante realizar exercícios compatíveis com seu nível de habilidade e alinhados com seus objetivos. Não esqueça de fazer da prática de atividade física um momento prazeroso em seu cotidiano


Foto(s): Mikhail Nilov/ Pexels.com
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