Doadores de medula óssea poderão ter atendimento preferencial - Portal Cordero Virtual

Doadores de medula óssea poderão ter atendimento preferencial

Projeto de lei do deputado estadual Murilo Félix visa incentivar gesto que pode salvar vidas

20/02/2021 09:28:24
Compartilhe:
Doadores de medula óssea poderão ter atendimento preferencial
Doadores de medula óssea poderão ter atendimento preferencial
Com o objetivo de incentivar e dar mais repercussão para a importância da doação de medula óssea, o deputado Murilo Félix (Podemos) protocolou ontem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que garante atendimento preferencial e prioritário para as pessoas inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Se a proposta for aprovada, a regra valerá para todos os estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares do Estado de São Paulo. 

“Apesar do crescimento significativo no quadro de doadores nos últimos anos, esse número precisa aumentar ainda mais devido à dificuldade de localizar um doador compatível. Para que a doação seja possível, é necessário que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100% e a chance de encontrar uma medula compatível no registro nacional é em média de um para cem mil”, argumenta.

Na justificativa, o parlamentar menciona que, conforme os dados do Redome, em 2000 existiam apenas 12 mil inscritos. Já em 2014 o quadro subiu para 3,5 milhões de inscritos e atualmente existem 5,3 milhões de doadores, sendo o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. “Esse aumento se deve às campanhas realizadas por diversas instituições, mas ainda é preciso melhorar para que consigamos alcançar o patamar de países como Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo lugares respectivamente em número de doadores cadastrados”, explica.

LEUCEMIA E OUTRAS DOENÇAS

Existem aproximadamente 80 doenças que podem ser tratadas através do transplante de medula óssea, pois esse tratamento é utilizado contra as doenças que afetam as células do sangue, como a leucemia, que é mais conhecida. Linfomas, anemias graves, anemias congênitas, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo, síndrome mielodisplásica hipocelular, imunodeficiência combinada severa, osteoporose, mielofibrose primária em fase evolutiva, entre outras, também podem ser tratadas dessa forma.

COMISSÕES

A propositura segue para análise das comissões da Alesp e, caso seja aprovada, o descumprimento do atendimento preferencial sujeitará os infratores a multa de 50 Ufesp, devido em dobro em caso de reincidência, que deverá ser inscrita em dívida ativa. A informação deverá ser fixada em local visível nos estabelecimentos.
Doadores de medula óssea poderão ter atendimento preferencial

Fonte: Assessoria Murilo Félix
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71