Campanha para diagnóstico precoce do câncer de próstata começa na terça (3) - Portal Cordero Virtual

Campanha para diagnóstico precoce do câncer de próstata começa na terça (3)

Durante a campanha, que segue até dia 30, não será necessário apresentar o pedido médico para fazer a coleta do exame

29/10/2020 16:57:44
Compartilhe:
Campanha para diagnóstico precoce do câncer de próstata começa na terça (3)
Campanha para diagnóstico precoce do câncer de próstata começa na terça (3)
Homens com mais de 50 anos integram o público-alvo do Novembro Azul, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata da Prefeitura de Limeira, que terá início na próxima terça-feira (3). A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), o hospital Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A identificação da doença no estágio inicial ocorre por meio do PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que estará disponível em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Laboratório Municipal. Homens de 45 a 50 anos também poderão fazer o PSA, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau.

Durante a campanha, que segue até dia 30, não será necessário apresentar o pedido médico para fazer a coleta do exame. Basta comparecer às unidades de saúde, das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, levando documento de identificação com foto e Cartão SUS. 

Porém, antes da coleta o paciente deve seguir rigorosamente o preparo médico a seguir:
- não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
- não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
- é necessário aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;
- após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;
- após biópsia de próstata, esperar 30 dias.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Camila Rezende, ressalta que o PSA é um exame simples, seguro e rápido. Caso o resultado apresente alguma alteração, ela informa que o paciente será convocado para uma segunda testagem. 

Serviço:
- PSA: o público alvo são homens a partir de 50 anos (homens de 45 anos a 50 anos também podem realizar o exame, desde que tenham caso de câncer entre algum familiar de primeiro grau). A coleta do PSA será feita nas UBSs e no Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí), no período de 3 a 30 de novembro. Não é necessário pedido médico, apenas a apresentação de documento com foto e do Cartão SUS. O horário da coleta será das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. O paciente deve seguir rigorosamente o preparo médico descrito acima. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a UBS mais próxima.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71