A equipe da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do Hospital Unimed Limeira realizou neste domingo (6) mais um procedimento de coleta de órgãos em Limeira.
A doadora, uma mulher de 54 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica confirmada através de exames clínicos e Doppler transcraniano, conforme protocolo. O procedimento foi conduzido na UTI Adulto do hospital e captou os rins.
O médico Dr. Alexander John Pessoa Grant Anderson, coordenador da CIHDOTT, explica que este é um momento muito delicado e somente após o atestado de óbito devidamente assinado é que a família é consultada sobre a doação de órgãos.
“Este momento exige muito treinamento, atenção e sensibilidade por parte de toda equipe. Na Unimed Limeira conseguimos trabalhar muito bem e os envolvidos conhecem os passos e sabem lidar com a situação”, destacou o coordenador.
No Hospital Unimed Limeira a CIHDOTT é composta por uma equipe multidisciplinar desde agosto de 2018. Neste período de pandemia todos os doadores e receptores passam pelos exames de COVID-19 para garantir a segurança do processo.