Prefeitura de Limeira orienta sobre quarentena - Portal Cordero Virtual

Prefeitura de Limeira orienta sobre quarentena

Atividades irregulares serão fiscalizadas

25/03/2020 10:37:42
Prefeitura de Limeira orienta sobre quarentena
Prefeitura de Limeira orienta sobre quarentena
O prefeito Mario Botion falou nesta terça-feira (24) sobre o atual cenário de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) em Limeira, durante coletiva de imprensa. Botion esclareceu os novos critérios para notificação de casos suspeitos e falou sobre as ações para fiscalizar o cumprimento da quarentena. A entrevista também contou com a participação do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

No momento, há 38 notificações de coronavírus no município. Desse total, 7 estão descartadas e 31 aguardam resultado de exame. Nenhum caso foi confirmado até agora. “Qualquer outra fala ou publicação contrária a esses números é falsa”, alertou Botion, sobre a circulação de “fake news” em sites e redes sociais. Na semana passada, a prefeitura criou uma página específica sobre o tema, com informações atualizadas e precisas. O endereço é: www.limeira.sp.gov.br/coronavirus

As novas orientações para notificação e suspeição de casos levarão em consideração o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde, da ocorrência da “transmissão difusa e coletiva” do coronavírus em todo território nacional. Para tanto, os exames para detecção dos casos serão destinados apenas às pessoas que estiverem internadas, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e aos profissionais de saúde com sintomas de Covid-19. Essa mudança de critério, conforme Botion, também segue as diretrizes da Resolução SS – 28, do Governo Estadual.

Ferrari complementou que as definições anteriores de casos suspeitos, que levavam em conta viagens ao exterior e quadro de febre e de sintoma gripal, deixaram de fazer sentido. “Tendo em vista à contaminação difusa, toda pessoa que apresentar sintoma respiratório é considerado suspeito. Portanto, só serão notificados pacientes internados em estado grave”. O diretor salientou, ainda, que no atual estágio da epidemia, mais importante do que identificar os casos é cuidar da saúde das pessoas. “Em algum momento todos nós teremos contato com esse vírus. O que importa agora é o encaminhamento correto dos pacientes, conforme a gravidade do estado de saúde”, frisou.

FORÇA TAREFA

Para garantir o cumprimento da quarentena, prevista em decretos estadual e municipal, Botion determinou a criação de uma “força tarefa”, que será encarregada de fiscalizar o funcionamento irregular de atividades comerciais. Esse grupo, conforme o prefeito, será formado por fiscais da Divisão de Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Fazenda e atuará a partir de denúncias da população, pelo sistema 156.

Amanhã (25), ainda segundo o prefeito, o assunto será discutido durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que recebe participação das forças de segurança da cidade: Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. “Nossa ideia é desenvolver esse trabalho de fiscalização em conjunto, não só em relação às atividades comerciais que estiverem burlando a quarentena, mas também abordando os munícipes que estiverem circulando sem necessidade”, disse Botion. Num primeiro momento, o chefe do Executivo destacou que essa ação terá caráter orientativo, porém os casos de reincidência estarão sujeitos à multa. “Faremos tudo para que a quarentena seja respeitada, primeiro com a conscientização, mas depois, se necessário, de forma punitiva”, comentou.

MORADORES DE RUA

Todo o serviço social para atendimento às pessoas em situação de rua segue normalmente no município. Botion informou que o Ceprosom mantém as equipes de abordagem de rua e os espaços para acolher essas pessoas, são eles, Centro POP, Centro de Acolhida e Casa de Convivência.

Quanto à vacinação da gripe, Ferrari esclareceu que mais um lote de vacina será encaminhado pelo governo estadual nesta quinta-feira (26) e que a partir de sexta (27) a campanha será retomada. No entanto, o diretor ressaltou que o município ainda não foi informado sobre a quantidade de doses.

Sobre essa questão, o prefeito criticou a decisão da Secretaria Estadual de Saúde de antecipar a campanha, sem ter capacidade para atender às demandas das cidades paulistas. “Fizemos nossa parte, criamos estrutura para atender idosos fora das UBSs, reforçando a prevenção. Deveríamos receber 90 mil doses, mas o Governo Estadual mandou apenas 11 mil. Estamos atentos, fazendo as cobranças necessárias para que o Estado cumpra seu compromisso”, disse.

Outro assunto abordado foi a confirmação de um caso de Covid-19 em Iracemápolis. A paciente é uma mulher que retornou de um cruzeiro. Ferrari observou que a Vigilância Epidemiológica está monitorando três limeirenses que também viajaram nesse cruzeiro. “Essas pessoas passam bem, não têm sintomas e já foram orientadas sobre o isolamento domiciliar.” O diretor destacou que não há pacientes internados em Limeira, com suspeita de coronavírus.

A confirmação de casos na região reforça a situação de alerta e de emergência internacional sanitária em Limeira. Contudo, Botion descarta no momento a possibilidade de criar barreiras sanitárias ou de restringir a circulação de ônibus intermunicipais. Ele comentou que a medida vem sendo adotada por cidades com elevado número de casos, o que não é o perfil de Limeira. “As principais medidas para prevenir o coronavírus são lavar as mãos e respeitar o isolamento. Se todos nós fizermos nossa parte, sairemos vitoriosos dessa luta”, reforçou.

CADEIAS PRODUTIVAS

Durante a coletiva, Botion esclareceu uma série de dúvidas da imprensa e da população a respeito das atividades que podem ser desenvolvidas durante a quarentena.

Postos de Combustíveis: uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), determinou restrições quanto ao horário de atendimento ao público. Agora, os postos abrirão das 7h às 19h, de segunda a sábado.

Feiras livres: a atividade está liberada apenas para o comércio de hortifrúti, sendo vedada a operação de barracas de pastéis e de artigos de vestuários, brinquedos e afins. Foram suspensas as feiras do Produtor Rural do Limeirão e do Jd. Santo André. No Parque Cidade, a feira está mantida.

Supermercados: podem seguir normalmente as atividades. Porém, o prefeito se reunirá amanhã (25) com representantes das principais redes para discutir medidas visando à redução do volume de consumidores.

Bancos: estão autorizados a operar, desde que normas de higiene sejam seguidas. Existe orientação da Febraban para limitar o acesso do público. Botion destacou que, após fechamento do comércio, o fluxo de clientes nas agências deverá diminuir.

Indústrias: não foram afetadas pelo decreto estadual, no entanto, a orientação da prefeitura é que as atividades sejam reduzidas e que as empresas mantenham as orientações de limpeza e higiene. “Boa parte daquilo que consumimos é industrializado. Essa é uma cadeia em que há necessidade de ser mantida”, comentou Botion.

Construção Civil: sem restrição de manutenção das atividades, porém devem ser observadas as medidas preventivas.

SERVIÇO:

Todas as declarações de Botion foram transmitidas “ao vivo”, com tradução simultânea em Libras, e estão disponíveis na página da Prefeitura de Limeira no Facebook.


Foto(s): Secretaria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71