Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Diálogo aberto é a melhor forma de garantir segurança na internet - Portal Cordero Virtual

Diálogo aberto é a melhor forma de garantir segurança na internet

Crianças e adolescentes são o maior público conectado no País e também o que mais cresce

08/02/2020 13:39:46
Diálogo aberto é a melhor forma de garantir segurança na internet
Diálogo aberto é a melhor forma de garantir segurança na internet
O acesso à internet cresce rapidamente no Brasil e no mundo e o maior público são crianças e adolescentes com idade entre 9 e 17 anos. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil são cerca de 24,3 milhões de usuários nessa faixa etária. Para ampliar o debate sobre os riscos e comportamento seguro na internet, no dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura, que reúne mais de 140 países envolvidos na mobilização pelo uso seguro e livre da rede.

A data, criada pela Rede Insafe na Europa, estimula ações e orientações para conscientizar usuários de todas as idades quando o assunto é compartilhamentos de informações e troca de conhecimento. Para a analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba (PR), Janete Ranciaro, assim como o mundo real, o universo digital oferece muita informação e aprendizagens, mas também perigos e riscos que podem ser evitados por meio de comportamentos seguros. “A informação é um bem extremamente precioso e quanto mais diálogo e comunicação houver, mais os jovens podem aprender a  navegar de maneira segura”, explica.

A segurança na internet diz respeito tanto ao equipamento como à integridade do usuário, comenta a especialista. Ela cita que sites e arquivos de fontes não conhecidas podem conter vírus que danificam o computador ou celular e colocam em risco informações importantes e pessoais, como endereço de casa , por exemplo. A orientação  é sempre ter um bom antivírus instalado e verificar a procedência de links e aplicativos para não cair em armadilhas. “Ter atenção e não se deixar levar por mensagens chamativas e atrativas como ‘você ganhou...’, ou ‘clique antes que acabe...’ pode prevenir dores de cabeça. Antes de baixar aplicativos, é válido ler os comentários, pois a avaliação de outras pessoas pode ajudar a evitar problemas”, analisa Janete.

Outra questão ainda mais importante é a segurança do usuário da internet, que pode estar exposto em redes sociais ou locais que oferecem conteúdo não moderado para as faixas etárias. Janete acredita que a orientação dos pais e professores é sempre o melhor caminho para preparar crianças e jovens. “Estamos cada vez mais conectados, então preparar as crianças com informações é sempre o melhor caminho. Ter diálogo aberto e transparente previne a ação de pessoas mal-intencionadas”.

Confira algumas dicas para garantir a segurança na internet:

- É interessante que os pequenos tenham acompanhamento dos pais ao usar tablet ou celular. Apesar de não utilizarem redes sociais, fazem uso de jogos e aplicativos.

- Em chats, a orientação é não conversar com pessoas desconhecidas e sempre contar com a supervisão de adultos. A chance da exposição a perfis falsos e mal-intencionados é grande.

- Não compartilhar fotos, número de telefone, informações pessoais e da família ou clicar em links vindo de usuários desconhecidos.

- Vale lembrar que o que é escrito no mundo digital sempre deixa uma marca e por mais que seja apagado, pode ter sido registrado de alguma forma. Além da implicação legal de uma possível ofensa, fazer bullying acarreta profundas marcas psicológicas e emocionais.

- Adolescentes devem ter perfis fechados nas redes sociais, para que possam controlar o acesso de outros usuários aos conteúdos postados.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Fonte: Página 1 Comunicação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71