Coordenadores de UBSs de Limeira são orientados a respeito do coronavírus - Portal Cordero Virtual

Coordenadores de UBSs de Limeira são orientados a respeito do coronavírus

A Secretaria de Saúde reforça que não há, em Limeira, qualquer caso suspeito da doença.

02/02/2020 07:00:01
Coordenadores de UBSs de Limeira são orientados a respeito do coronavírus
Coordenadores de UBSs de Limeira são orientados a respeito do coronavírus
Os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limeira receberam, no último dia 31, orientações a respeito do coronavírus. O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e foi conduzido pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva. Eles foram informados a respeito dos principais sintomas e as principais medidas de proteção. A Secretaria de Saúde reforça que não há, em Limeira, qualquer caso suspeito da doença.

ENTENDA O CORONAVÍRUS

O novo vírus pertence à família dos coronavírus, grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Os principais sintomas de infecção por coronavírus são febre; tosse; falta de ar; dificuldade para respirar; coriza; e dor de garganta. Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a contaminação pelo vírus.

De uma forma geral, a principal forma de transmissão se dá por contato próximo de pessoa a pessoa – entende-se por contato próximo, qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).

O período de transmissão ocorre apenas enquanto os sintomas persistirem. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

Ainda não existe tratamento nem vacina para o coronavírus. A recomendação é procurar um médico caso apresente os sintomas descritos e tendo visitado regiões onde houve proliferação do vírus ou caso tenha entrado em contato com alguém infectado. O médico pode indicar medidas para alívio dos sintomas e que ajudam a recuperação, como repouso, hidratação e medicamento contra febre e dor.

BREVE LINHA DO TEMPO

Dezembro de 2019: uma doença ainda misteriosa aparece em Wuhan, na China, e começa a preocupar as autoridades locais.

8 de janeiro: pesquisas comprovam que o agente causador da condição era um novo coronavírus.
Coordenadores de UBSs de Limeira são orientados a respeito do coronavírus

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71