Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira - Portal Cordero Virtual

Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira

Botion observou que os tablets irão substituir os antigos formulários de papel usados durante o trabalho de campo

02/12/2019 05:06:02
Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira
Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira
Agentes de controle de zoonoses e de combate às endemias receberam na última sexta-feira (29), das mãos do prefeito Mario Botion, 40 tablets que darão mais agilidade ao processo de captação de dados durante as ações de controle de prevenção do mosquito Aedes aegypti. Os tablets foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi, da ordem de R$ 72 mil. O deputado também participou da entrega dos equipamentos no Paço Municipal (Edifício Prada), que contou, ainda, com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, e da chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa.

Botion observou que os tablets irão substituir os antigos formulários de papel usados durante o trabalho de campo e que a iniciativa faz parte do conjunto de ações adotadas para intensificar o combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Essa é mais uma medida que irá consolidar nossas ações nesse setor”, frisou.

O chefe do Executivo também enalteceu o trabalho dos agentes de controle de zoonoses e de combate às endemias, que estão na linha de frente das ações de conscientização e vistoria. “Vocês têm demonstrado eficiência, no sentido de levar a mensagem da prevenção à população”, afirmou Botion.

Miguel Lombardi também destacou a relevância dos serviços prestados pelos agentes. “Vocês são perseverantes nessa tarefa de combater a dengue e de salvar vidas”, comentou. Que Deus sempre abençoe vocês – disse aos agentes – e que a população sempre os receba bem”, enunciou. O deputado federal observou, ainda, que Limeira é mais uma vez exemplo nacional nas ações de prevenção.

Nas próximas semanas, a Divisão de Zoonoses receberá mais 90 tablets – todos da marca Samsung, que operam com o sistema operacional Android. Já o software para o trabalho dos agentes é o SisaMob - programa desenvolvido pela Superintendência de Controle de Endemias do Governo Estadual (Sucen) que permite o registro de todas as atividades durante as visitas domiciliares (Casa a Casa), incluindo características do imóvel e número de criadouros. Em caso de necessidade, os agentes poderão tirar fotos do local e acrescentá-las ao relatório.

Por se tratar de sistema informatizado, a chefe da Seção de Avaliação e Informática da Sucen, Helenita Coelho de Oliveira, afirma que será possível criar gráficos e mapas de acordo com parâmetros pré-estabelecidos e coordenadas geográficas de cada imóvel. “Essas informações auxiliarão a nortear ações futuras de combate à dengue e de outras arboviroses”, esclareceu.

A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, informou que, na última segunda (25), os agentes participaram de um treinamento sobre o manuseio de tablets, oferecido pela Sucen. “Essa é uma ferramenta muito importante para o controle da dengue, sobretudo para agilizar os processos de informação das ações de campo realizadas pelos agentes”, frisou.
Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira
Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira
Tablets são novas ferramentas para controle da dengue em Limeira

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71