Medalha do Mérito Palmares é entregue a 20 homenageados em Limeira - Portal Cordero Virtual

Medalha do Mérito Palmares é entregue a 20 homenageados em Limeira

Honraria faz referência ao Dia da Consciência Negra

21/11/2019 06:05:01
Medalha do Mérito Palmares é entregue a 20 homenageados em Limeira
Medalha do Mérito Palmares é entregue a 20 homenageados em Limeira
A Câmara concedeu a Medalha do Mérito Palmares a 20 pessoas de etnia negra, em sessão solene nessa terça-feira, 19 de novembro. Cada homenageado foi indicado pelos vereadores, como forma de reconhecimento pela atuação nas áreas de assistência social, cultura, esporte e desempenho profissional. A honraria integra o Projeto de Decreto Legislativo Nº 48/2019, de autoria da comissão organizadora: vereadores Jorge de Freitas (Patriota), Erika Tank (PL), Marco Xavier (PSB), Lu Bogo (PL) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania).

Desde que foi criada a Medalha, em 1998, pela Resolução 128, do ex-vereador Antônio Montesano Neto, a Câmara realiza a homenagem. A premiação ocorre anualmente na semana de 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra.

O vereador Jorge de Freitas abriu o evento fazendo um breve histórico da chegada das comunidades negras no Brasil, a partir de 1539. Citou que foram mais 12 milhões de pessoas que desembarcaram no País, trazidas como escravas. Ele mencionou trechos de livros do jornalista e escritor brasileiro Laurentino Gomes, ao falar da necessidade de reverenciar a memória da etnia negra no Brasil e no mundo. “É preciso ter momentos como esses para enaltecer, reverenciar as pessoas que de alguma forma tiveram seus antepassados sacrificados por cenários tão tristes. Não podemos deixar que a nossa história seja esquecida”, destacou o vereador, que foi um dos idealizadores da criação da Medalha.

Representando os homenageados, Tania Regina Estevam, indicada por Jorge de Freitas, defendeu a luta pela manutenção dos direitos conquistados e por políticas públicas em áreas como a educação. “Nossa luta é desleal: meus pais se criaram na fazenda Ibicaba; sou fruto de um casal que quase foi escravizado. Eram analfabetos e conseguiram fazer com que seus filhos estudassem. E aqui estou, representando-os como universitária. Eu acredito na educação, nós pretos só venceremos a partir da educação. Estou muito honrada por participar desse momento que a Câmara abriu para nós. Sempre vai haver uma dívida com os negros, mas é um começo”, declarou.

Já o prefeito Mario Botion falou da importância dos homenageados para a cidade. “Hoje é um dia especial de gratidão que Limeira concede, por meio dos vereadores, a todos. Prestando a atenção na biografia dos homenageados vejo que atuam em atividades variadas e todas importantes para a construção de uma cidade melhor. Eu agradeço a vocês por contribuírem na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse.

A sessão solene foi encerrada pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová (PSC). “A bíblia nos diz: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Que bom que podemos hoje falar sobre o que realmente importa; amar ao próximo. Para nós não existe cor diferente, existe o amor que Deus nos ensinou”, discursou o vereador, agradecendo a presença de todos.   

Conheça os homenageados indicados pelos respectivos vereadores:

Ângela Aparecida da Silva Simião – Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)

Bispo Elias Francys – Clayton Silva (PSC)

David Edison Vaz Roque – Anderson Pereira (PSDB)

Edson Aparecido Santiago – Marco Xavier (PSB)

Evandro César de Oliveira Fernandes – Erika Tank (PL)

Fabrício Horácio – Wagner Barbosa (PSB)

José Manoel Lopes – Mir do Lanche (PL)

Klauber Romão da Silva Medeiros – Constância Félix (PDT)  

Luis Fernando Teixeira – Dr. Rafael Camargo (MDB)

Luiz Julio – Nilton Santos (Republicanos)

Marisa de Souza Cunha Moreira – Helder do Táxi (MDB)

Messias Monteiro – Lu Bogo (PL)

Neuza Mara Felix – Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC)

Pedrina Aparecida Rodrigues Costa – Zé da Mix (PSD)

Sebastião Claudino Gonçalves – Toninho Franco (PL)

Sonia Regina Theodoro – Estevão Nogueira (Republicanos)

Tania Regina Estevam – Jorge de Freitas (Patriota)

Valquiria Dias Bezerra Sérgio – Dra. Mayra Costa (Cidadania)

Wagner de Souza Rodrigues Costa – Dr. Marcelo Rossi (PSD)

Wander Luiz Reginaldo – Carolina Pontes (PSDB)

Foto(s): Adriano Silva/CML
Fonte: Imprensa - Câmara Municipal de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71