1ª Festa da Coxinha de Limeira reúne 35 mil pessoas em dois dias de evento - Portal Cordero Virtual

1ª Festa da Coxinha de Limeira reúne 35 mil pessoas em dois dias de evento

Além da diversidade do produto, seja salgado, doce, sem glúten, vegano ou vegetariano, o evento elegeu as três melhores coxinhas da cidade

17/09/2019 09:44:51
Neste domingo (15), a cidade de Limeira comemorou 193 anos. A data foi marcada por uma extensa programação cultural, com destaque para a 1ª edição da Festa da Coxinha, evento que reuniu, nestes sábado (14) e domingo, cerca de 35 mil pessoas, no Parque Cidade. A realização do evento foi da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e demais secretarias municipais. Foram ofertados 20 tipos de coxinhas, selecionadas por uma comissão técnica formada por especialistas. O evento também contou com bebidas, vendidas por 11 entidades assistenciais, que também receberão parte do faturamento das vendas das iguarias. Diz a lenda que o quitute surgiu em Limeira, na Fazenda Morro Azul, no século 19. E o evento aproxima a população da história da iguaria junto à cidade.

"Essa festa é pra cada um de vocês, limeirenses, que fazem essa cidade pujante, desenvolvimentista, com espírito e sentimento empreendedor forte, que só acontece por conta da capacidade de cada um de vocês enquanto cidadãos. O aniversário é de Limeira, mas os parabéns vai para todos os limeirenses, em especial os que vieram ao Parque Cidade e acolheram e prestigiaram esse evento", disse o prefeito Mario Botion, durante a abertura, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion. “A festa imediatamente caiu no gosto da população e hoje vemos o Parque Cidade cheio de pessoas prestigiando a cultura de Limeira com música de qualidade e variedade dos quitutes limeirenses. A Festa da Coxinha já é um sucesso e é parte do calendário de eventos da cidade”, complementou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Além da diversidade do produto, seja salgado, doce, sem glúten, vegano ou vegetariano, o evento elegeu as três melhores coxinhas da cidade. A seleção deu-se pelo grupo de jurados formado por Karen Bressan, Maria Luisa Rodrigues Silva e Rita Furlan, além do voto da população. A primeira edição da festa teve como o melhor quitute a Coxinha de Frango Defumado (Geraldo Luiz Faber), seguida pela Coxinha de Frango com Quatro Queijos (Irlélia Cruz de Lima), em segundo lugar, e a doce Coxinha da Lelê (Letícia Aparecida Giusti), ocupando a terceira posição. “Limeira é a capital da coxinha também. Essa festa foi escolhida para valorizar a cidade e sua história. A festa vem para mostrar pessoas que estão se desenvolvendo na área e outras que já produzem”, disse a técnica Karen Bressan.

A iniciativa também despertou interesse na população em buscar mais informações sobre a lenda e a cultura da cidade. “Achei a festa incrível, principalmente os banners com a história da coxinha que reforçam às pessoas que tinham esquecido ou nem sabiam sobre a lenda. Eles trouxeram mais sobre a cultura de Limeira”, disse Gabriel Domingues Manoel. Gabriela Micheletti Lorizola também endossou a importância cultural da festa.“Achei interessante, a festa valorizou algo que é limeirense”, comentou. “O ponto principal da festa é contemplar a origem da coxinha que é limeirense”, defendeu, também, Edna Maria Castilho Defante.

O ambiente criado para o evento também foi elogiado. “A festa está muito boa, uma festa para família. Podem fazer sempre que a gente vem”, disse Ana Paula da Silva. Além dos quitutes, o evento reuniu atrações musicais que agradaram ao público. “Limeira precisa de eventos assim. É muito interessante porque reúne público de todas as idades, agrada a todos”, comentou Rosana Rosalen. O sábado recebeu a banda Pessoas Cinzas Normais – Especial Roberto Carlos - e a Orquestra de Violeiros de Limeira, com a dupla Mococa e Paraíso, responsável por agitar a primeira noite da festa. “O show foi excelente, emocionante. Eu ouço a dupla desde menino”, disse Ronei Rosalen. Maria Helena da Silva também comentou sobre o que achou. “Lindo, eu adoro a dupla. Foi uma escolha legal”.

A programação musical no domingo contou com Grupo Reminiscências, Simone Carvalho e Rubber Soul Beatles. A noite foi encerrada com a Orquestra Sinfônica de Limeira e Coro com o concerto “Os Grandes Musicais” que emocionou o público presente. Na última noite do evento, para a entrega dos troféus às melhores receitas escolhidas pelo júri técnico e público, além de Botion, Roberta e Farid, participaram as vereadoras Erika Tank e Mayra Costa, e o presidente da Câmara, Sidney Pascotto - Lemão da Jeová Rafá. Diversas outras autoridades marcaram presença no evento, tanto do Executivo quanto do Legislativo.

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71