Aulas de pilates melhoram o desempenho escolar - Portal Cordero Virtual

Aulas de pilates melhoram o desempenho escolar

O pilates é uma atividade física desenvolvida pelo enfermeiro Joseph Pilates, nos anos de 1920

09/09/2019 05:35:01
As aulas de Educação Física se transformaram em uma experiência única para cerca de 210 alunos da Emeief Prada, localizada no Centro. Iniciado em maio deste ano, o “Pilates Escolar” é um projeto piloto desenvolvido pela educadora física Maria Fernanda Ferreira Celeghin e visa levar a prática do pilates aos estudantes do Ensino Fundamental I, que corresponde aos 3º a 5º anos.

O pilates é uma atividade física desenvolvida pelo enfermeiro Joseph Pilates, nos anos de 1920. A contrologia (controle pleno do corpo, do espírito e da mente) promovida pela atividade é comprovadamente eficaz no tratamento e na prevenção de lesões e danos na coluna vertebral, na correção da postura, no ganho de tônus muscular e flexibilidade. Foi o desejo em trazer estes benefícios para os seus alunos que Maria Fernanda buscou se especializar na prática do pilates infantil que é mais dinâmico e lúdico do que a versão destinada a adultos. “A ideia de aplicar os conceitos técnicos no âmbito escolar ainda é recente. Quando tive a oportunidade de participar de um workshop do projeto, que é pioneiro no Brasil, chamado “Pilates na Escola, quis colocá-lo imediatamente em prática e já estamos colhendo os frutos” disse.  

David Leandro, 9, é um dos alunos beneficiados pelo projeto. “Eu tinha dificuldade para respirar e, às vezes, isso me dava falta de ar, mas melhorei bastante”, comentou. Maria Theodora, 9, também garante que o pilates a ajudou. “Eu era muito mal-humorada pela manhã e já não é mais assim, acordo mais feliz”, disse.

O projeto se estende por todo o ano letivo e a educadora garante que o “Pilates Escolar” é um programa permanente na unidade. “Os resultados que alcançamos são muito satisfatórios e se estendem até mesmo no comportamento em sala de aula, aumentando o rendimento dos estudantes. A ideia é que continuemos com as atividades no próximo ano” finalizou.   

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71