No dia Nacional do Teste do Pezinho, Apae Limeira alerta para exame - Portal Cordero Virtual
06/06/2019 06:35:25

No dia Nacional do Teste do Pezinho, Apae Limeira alerta para exame

Há pelo menos uma década, por intermédio de um convênio com a APAE São Paulo, foi possível trazer para Limeira o avanço deste teste com o diagnóstico das 48 patologias, sendo um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.

Desde 2008, o Brasil comemora, em 6 de junho, o Dia Nacional de Triagem Neonatal ou do Teste do Pezinho que é um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. Ele é realizado nos primeiros dias de vida do bebê e é capaz de detectar 48 diferentes disfunções em sua versão mais completa, que é oferecida pela Apae de Limeira, por intermédio da equipe do Centro de Ações Preventivas e de uma parceria com a Apae São Paulo.

Luciana Benedeti Lavoura é a coordenadora responsável pelo Teste do Pezinho na associação. Ela explica que a iniciativa de trazer o teste para o país foi da Apae/SP em 1976, exame conhecido na época como "Screening Neonatal" e que, mais tarde, deu origem à lei que conferiu o direito a todo recém-nascido brasileiro de realizar o Teste do Pezinho, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN. “Atualmente, toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico. No Estado de São Paulo, ele contempla 6 doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme, Fibrose Císitica, Deficiência de Biotinidase e Hiperplasia Adrenal Congênita”, explica.

Há pelo menos uma década, por intermédio de um convênio com a APAE São Paulo, foi possível trazer para Limeira o avanço deste teste com o diagnóstico das 48 patologias, sendo um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.

“Nós realizamos estes testes na sede da Apae Limeira, com muita responsabilidade e competência. Passamos por constantes capacitações na capital para que possamos garantir a realização de teste seguros, sem nenhuma margem de erro e com orientações atualizadas e esclarecedoras para as famílias que aqui recebemos".

De acordo com Luciana as doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito e Deficiência de Biotinidase podem levar à Deficiência Intelectual, se não tratadas precocemente. “É extremamente importante que o Teste do Pezinho seja realizado nas primeiras horas de vida do bebê para que se faça o diagnóstico precoce dessas doenças. Iniciar o tratamento assim que detectado o problema, previne que se desenvolva Deficiência Intelectual, e permite uma qualidade de vida melhor no caso das outras doenças”, explica.

Vale presente para Teste do Pezinho

No ano de 2016 a Apae de Limeira lançou o vale presente para o Teste do Pezinho.

Nas cores rosa e azul, os vales são comercializados e com eles, as grávidas que forem presenteadas, poderão fazer em seus bebês o Teste “Mais 11”, que investiga as 6 doenças do teste básico (hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase) e outras 5 importantes doenças (deficiência de G6PD, leucinose, , toxoplasmose, galactosemia, e cromatografia de aminoácidos) e o  “Teste Super”, capaz de investigar até 48 doenças!

“Além de ser um presente criativo, você garante a quem você ama 48 vezes mais prevenção”, comentou Luciana.
Os vales, nos valores de R$100,00 para o Teste “Mais 11” e de R$250,00 para o “Teste Super”, podem ser adquiridos na APAE Limeira de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16:30h. Av. Antonio d´Andrea, 364 - Pq Nossa Senhora das Dores. Informações (19) 3404-1569 ou pelo e-mail prevencao@apaelimeira.org.br

A recomendação é de que o teste seja feito entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. Caso o teste básico já tenha sido realizado na maternidade, em até 60 dias de vida ainda é possível realizar o teste Super – 48 patologias.

Fonte: Raquel Vieira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71