Projeto ambiental transforma escolas estaduais de Cordeirópolis - Portal Cordero Virtual

Projeto ambiental transforma escolas estaduais de Cordeirópolis

As atividades deram início neste ano com aulas ministradas pela artística plástica e aluna de doutorado da Unicamp, Juliana Gonçalves

22/05/2019 06:33:01
Latas de tintas, pincéis e alunos dispostos a transformar sua escola. Com essa finalidade que a parceria entre a Prefeitura de Cordeirópolis, os integrantes do projeto Carpe Diem de Extensão Comunitária Ecoedu Ambiental da Unicamp de Limeira, juntamente com as Escolas Estaduais, vêm deixando-as de cara nova. A primeira ação ocorreu neste sábado (18), na escola Jamil Abrahão Saad e contou com a presença de estudantes, participantes do projeto e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação.

As atividades deram início neste ano com aulas ministradas pela artística plástica e aluna de doutorado da Unicamp, Juliana Gonçalves, que aborda temas como a história da arte, direitos e deveres, a consciência de arte, educação, grafite, o que é pichação e que não é, dentre outros assuntos. “É uma parceria que vem dando certo em Cordeirópolis e aos poucos vamos conscientizando os estudantes da importância de cuidar do que é nosso. Nas aulas que acontecem semanais, percebemos a mudança dos alunos, pois muitas vezes alguns não tinham esse potencial para pintura e o projeto acaba ajudando eles nesse processo”, contou Juliana.

Além de ensiná-los sobre a necessidade de respeitar o patrimônio público, o projeto desperta o empoderamento dos alunos por meio de sua criatividade. “As artes que são expostas em paredes é de autoria dos próprios alunos, ou seja, descobrimos muitos artistas talentosos nos mutirões que realizamos. O Ecoedu Ambiental ajuda na revitalização de escolas e ajuda a valorizar os espaços públicos”, concluiu.

Aprovação

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, aprova a parceria e já percebe os bons frutos dessas ações. “Um local que virou ponto de fotos foi o CCI que recebeu os integrantes do projeto e até hoje é referência em nossa cidade e, agora, é a vez das escolas estaduais. No sábado reunimos apenas os alunos, mas haverá um mutirão que será para toda a comunidade. No entanto, no próximo sábado (25) a ação será apenas com os alunos da escola Odecio Lucke”, adiantou o secretário.

Ecoedu Ambiental

Tem o objetivo de minimizar a prática de pichação, vandalismo e os danos acusados ao meio ambiente de forma a utilizar a Educação ambiental e a Arte-Educação como ferramentas para formar cidadãos protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade, criando um movimento concreto de conscientização dos jovens, reduzindo os muitos danos causados. Como resultado das intervenções continuas, promover a pintura, restauração e a inovação das instituições a fim de causar o reconhecimento da comunidade.

Fonte: Imprensa Prefeitura de Cordeirópolis
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71