Clique Aqui
 Dentistas alertam para a importância da figura materna na saúde bucal dos filhos - Portal Cordero Virtual

Dentistas alertam para a importância da figura materna na saúde bucal dos filhos

Três especialistas opinaram sobre o tema e são unânimes em reconhecer a importância das mães na saúde bucal dos seus filhos.

14/05/2019 09:51:24
Quando se trata de prevenção de problemas de saúde bucal em crianças, o papel da mãe é fundamental. As crianças adoram balas, salgadinhos e doces, em geral e caso não haja atenção com a limpeza dos dentes podem surgir casos de cáries e infecções, e por isso um controle maior sobre a ingestão de alimentos e a higiene bucal das crianças é necessário.

Três especialistas opinaram sobre o tema e são unânimes em reconhecer a importância das mães na saúde bucal dos seus filhos. Os dentistas Gustavo Issas, Eduardo Nakanishi e Marcio Passos ressaltam pontos importantes que as mães precisam estar atentas em relação às crianças.

O Dr. Gustavo Issas ressalta o papel especial da mãe na saúde bucal de seus filhos: "logo na sexta semana de vida intrauterina já se inicia a formação dos dentes decíduos (de leite) e a dieta da mãe nesse período influenciará na formação dentária. Após o nascimento do bebê, esse cuidado ainda permanece. Além dos benefícios imunológicos já conhecidos do leite materno, a amamentação também contribui para a proteção dos dentes (que devem começar a surgir na boca por volta dos seis meses de vida do bebê). 

O Dr. Eduardo Nakanishi alerta também para o cuidado que as mães devem ter com a própria saúde bucal no caso de crianças pequenas: "a cárie é uma doença infecciosa que pode ser transmitida pelo contato da saliva, seja através do beijo, da tosse, por comer no mesmo talher ou até mesmo no ato da mãe soprar a papinha do bebê. É preciso redobrar os cuidados com a própria saúde bucal nessa época para não causar problemas para a criança”.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 27% das crianças de 18 a 36 meses têm cárie. A partir do sexto mês de vida, são introduzidos outros alimentos na dieta do bebê e os pais devem se atentar em relação à higiene bucal e à qualidade da alimentação dos filhos. Assim, o Dr. Márcio Passos alerta sobre o papel dos pais na melhoria da qualidade da alimentação: “Os pais podem melhorar e muito a saúde bucal dos filhos oferecendo alimentos de maior valor nutritivo à mesa. A cárie pode ser prevenida com uma dieta balanceada, tanto na qualidade como na freqüência dos alimentos ingeridos, e naturalmente com boa higiene bucal. Além disso, o consumo exagerado de açúcar pode afetar não só a saúde bucal, mas trazer no futuro problemas como diabetes, obesidade, aumento da pressão arterial, labirintite e agravamento das doenças crônicas, entre outros problemas”.

Foto(s): Pixabay / MF Press Global
Fonte: MF Press Global
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71