Pediatra defende respeito à diversidade do autista - Portal Cordero Virtual

Pediatra defende respeito à diversidade do autista

A pediatra destacou que os autistas são pessoas que têm habilidades diferentes e não apenas dificuldades

16/04/2019 07:45:01
A Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL), unidade Iracemápolis, realizou uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pediatra Raquel Delmonde, que também atua na área de neuropsiquiatria da criança e do adolescente deu orientações para profissionais da área da saúde, educação e familiares de pessoas com TEA. O encontrou foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Iracemápolis (Aciai).

Raquel explicou que autismo é uma condição do desenvolvimento muito mais comum do que se imagina. Uma em cada 59 pessoas apresenta o TEA. “Todo mundo, de alguma forma, convive com algum autista. Então, é importante saber que não existe apenas aquele tipo de autismo que está no imaginário coletivo, da pessoa completamente isolada do mundo”, esclareceu.

A pediatra destacou que os autistas são pessoas que têm habilidades diferentes e não apenas dificuldades. “É a chamada neurodiversidade. São seres humanos com configurações cerebrais, neuronais diferentes. Cada um pode contribuir de uma maneira diferente com a sociedade”, apontou.

Ela ainda destacou que a maior dificuldade das pessoas é entender que o autismo não tem um único padrão e, assim, não conhecem a ampla variação pela qual ele se manifesta. “Essa falta de compreensão leva ao preconceito, pois muitos subestimam a capacidade dos autistas. Há uma grande dificuldade de aceitar e conviver com quem é diferente”, avaliou a médica.

Palestras desta natureza são uma forma de a ARIL contribuir com a aceitação do deficiente nos diferentes ambientes da sociedade. “Nosso papel é garantir que as pessoas tenham atendimento das necessidades particulares e que a sociedade esteja pronta para acolhe-las”, explicou Wanderlei Vieira, presidente da ARIL.

Fonte: Dínamnus
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71