Dentista dá 10 dicas para manter os dentes saudáveis - Portal Cordero Virtual
10/04/2019 13:55:03

Dentista dá 10 dicas para manter os dentes saudáveis

A Dra. Ana Paula Moro é dentista e como tal contribui para que as pessoas estejam sempre com seu melhor sorriso

Nossa cultura gira em torno de sorrisos e rostos alegres. Só de olhar as páginas de qualquer revista, ou TV nos deparamos com muitos sorrisos maravilhosos, dentes branquinhos, todos bem alinhados. Faz parte do nosso imaginário associar pessoas sorridentes com 

 A Dra. Ana Paula Moro é dentista e como tal contribui para que as pessoas estejam sempre com seu melhor sorriso: “além de visita regular ao dentista, o que é muito importante, com cuidados simples que começam dentro de casa todos podem conseguir um sorriso saudável. Não é uma exclusividade de alguns privilegiados”.

Veja as 10 dicas da Dra. Ana Paula Moro para ter o seu melhor sorriso:

1 – Escove os dentes três vezes ao dia após as principais refeições. A escovação deve ser feita de maneira suave, sem usar muita força para não danificá-los e nem machucar as gengivas. Não esqueça de também escovar a língua, pois ela retém boa parte das bactérias alojadas na boca. O uso do fio dental também é essencial, pois a escova não alcança os espaços entre os dentes, que ficam repletos de bactérias.

2 – Evite hábitos que prejudiquem diretamente os dentes, como roer as unhas, fumar ou usar os dentes para abrir produtos. O ato de roer as unhas desgasta o esmalte, já o tabagismo causa mal hálito, pigmentação e problemas na gengiva. Não tente abrir embalagens com os dentes, pois isso pode desgastá-los e até fazer com que eles lasquem. O bruxismo (ranger os dentes) pode desgastar severamente e até quebrar os dentes. Trata-se de um hábito muitas vezes involuntário e que, por esta razão, deve ser tratado com um especialista.

3 – Mantenha sempre uma alimentação livre de excessos de açúcares, pois favorecem a formação de placas e, posteriormente, de cáries.

4 – No caso de mordida e/ou dentes tortos, um diagnóstico precoce, de preferência na infância, pode evitar problemas graves futuramente. Na vida adulta, alguns casos só podem ser resolvidos com intervenção cirúrgica.

5 – Não confiar em produtos vendidos em farmácias e mercados que prometem o clareamento dos dentes. Eles podem dar falsa impressão de branqueamento momentâneo, enquanto, na verdade, desgastam o esmalte dos dentes. O Clareamento dental deve ser sempre acompanhado por um dentista.

6 - É normal, com o passar dos anos, que os dentes tenham sinais de envelhecimento. É interessante investir em mudanças permanentes as famosas lentes de contato e facetas estéticas, que é um revestimento feito de cerâmica ou resina para cobrir manchas e corrigir dentes quebrados, que atua como uma capa para os dentes, aperfeiçoando espaços interdentais e ocultam as manchas permanentes. É uma boa escolha para corrigir dentes irregulares. Já existem também novos produtos e procedimentos menos invasivos. Consulte seu dentista para obter mais informações, pois devem ser indicados e planejados com muito cuidado e carinho.

7- Proteja seus lábios. Um sorriso vitorioso não é só dentes saudáveis, não esqueça que os lábios também desempenham um papel importante. Procure um protetor solar de amplo espectro que abrangia raios UVA e UVB.

8 - Você não precisa de dentes perfeitos para ter um belo sorriso, muitas vezes uma boa atitude é muito mais valorizada. Mantenha uma boa postura e ande com propósito e confiança. As pessoas vão olhar para você diretamente nos seus olhos quando você sorrir. 

9 – Sempre consulte um profissional para avaliações periódicas.

10 - Desfrute mais de líquidos. Duas xícaras do chá por dia são suficientes para desfrutar dos benefícios e ter uma boca mais limpa e dentes mais saudáveis. Aliado a escovação e higiene adequada fazem toda a diferença.

Foto(s): MF Press Global
Fonte: MF Press Global

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71