Clique Aqui
 Palestras sobre velhice e leis encerram Semana da síndrome de Down em Limeira - Portal Cordero Virtual
26/03/2019 07:10:02

Palestras sobre velhice e leis encerram Semana da síndrome de Down em Limeira

A psiquiatra Andrea Nakata, de Campinas, abordou o tema “Envelhecimento e síndrome de Down: o que precisamos saber neste percurso”

A Associação Amigos Especiais de Limeira encerrou a Semana Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down com palestras que abordaram a Lei Brasileira de Inclusão e o envelhecimento. O encontro foi realizado no sábado, 23 de março, na unidade do Senac, em Limeira. 

A psiquiatra Andrea Nakata, de Campinas, abordou o tema “Envelhecimento e síndrome de Down: o que precisamos saber neste percurso”. A médica apresentou fatores que auxiliam na qualidade de vida da pessoa com síndrome de Down como a prática de atividades esportivas e de lazer, além de explicar as especificidades deste público.

Andrea também defendeu a desmistificação da imagem de que todas as pessoas com síndrome de Down têm comportamento padrão. “Acima de tudo, nós estamos lutando para que se reconheça em cada pessoa com a síndrome o espaço de um sujeito. Cada um tem seus desejos, sua sexualidade e até raiva. Temos que parar de acreditar que todas as pessoas com síndrome de Down são boazinhas, por exemplo”, disse a psiquiatra.

Já a advogada Cristiane Zamari Diogo falou sobre o tema “Empoderamento familiar na inclusão das pessoas com deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão”.  Ela é mãe de Bernardo, de 13 anos, que tem síndrome de Down, e é co-idealizadora de um projeto de fiscalização e orientação sobre o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão em escolas particulares de Santos.

Cristiane enalteceu artigos da Lei que determinam o atendimento adequado que as unidades escolares são obrigadas a direcionar a pessoas com deficiência. Além disso, ela abordou o mercado de trabalho e levou ao palco duas jovens da AEL, que já trabalham, para motivar o público. “Toda família deveria ter a Lei Brasileira de Inclusão como livro de cabeceira”, afirmou a advogada.

As palestras foram gratuitas, mas os participantes doaram um litro de leite na entrada. Todo o montante arrecadado será entregue ao Nossa Lar, de Limeira.

Fonte: Dínamus

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71