Neste ano, 7.636 árvores foram plantadas em Limeira - Portal Cordero Virtual
28/12/2018 06:55:01

Neste ano, 7.636 árvores foram plantadas em Limeira

O secretário Paulo Trigo conta que o foco desta gestão tem sido os plantios na área urbana, com o objetivo de aproximar as pessoas do contato com a natureza.

A área urbana de Limeira recebeu, em 2018, 7.636 novas árvores, de acordo com balanço da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Desde o início do governo Mario Botion, foram 11.554. Em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a pasta tem realizado plantios em todas as regiões da cidade, buscando diversificar as espécies e incluir árvores frutíferas.
 
O secretário Paulo Trigo conta que o foco desta gestão tem sido os plantios na área urbana, com o objetivo de aproximar as pessoas do contato com a natureza. “A população tem recebido muito bem o nosso trabalho”, comemora. Trigo ressalta que a escolha das espécies tem um papel fundamental para que a relação das árvores com a cidade seja harmoniosa, já que são observadas questões como o porte adequado para cada ambiente. Além disso, a opção por uma maior diversificação de espécies diminui o impacto de problemas como ataque de pragas.
 
Estão sendo plantadas árvores provenientes de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) em áreas verdes que ainda não são arborizadas, para que sejam formados diversos pequenos bosques pela cidade. As Áreas de Preservação Permanente (AAP) urbanas, que ficam às margens de cursos de água, também recebem plantios via TCRAs. Trigo ressalta que o trabalho na área rural continua ocorrendo, por meio de recursos de outras fontes.
 
VANDALISMO
 
Embora nos últimos anos tenha sido observada uma redução na quantidade de ocorrências de vandalismo contra árvores, episódios pontuais ainda prejudicam o trabalho de arborização na cidade. Nesta semana, 12 árvores foram danificadas na Via Antônio Cruañes Filho (Anel Viário), próximo à Cecap. Os espécimes tinham cerca de oito anos.
 
O secretário Paulo Trigo lamentou o ocorrido e ressaltou que em janeiro será feito o plantio de uma quantidade maior de árvores que as danificadas. A prefeitura está buscando identificar os responsáveis pelo crime ambiental. “É preciso apenas uma atitude de vandalismo de poucas pessoas para destruir um trabalho que é realizado pensando no futuro de toda a cidade. Por este motivo, é importante que a população se conscientize e seja nossa parceira na preservação ambiental”, falou. Denúncias podem ser feitas pelo Canal 156, ou por meio do Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, pelo telefone (19) 3442-9628.

Foto(s): Arquivo Prefeitura de Limeira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71