Casa de Carnes de Limeira é certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal - Portal Cordero Virtual
02/12/2018 08:10:02

Casa de Carnes de Limeira é certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal

O processo começou há cerca de um ano.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira oficializou no último dia 30 a segunda certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Marco Antonio Trentino, proprietário da Casa de Carnes do Marquinho, recebeu o certificado das mãos do secretário Paulo Trigo, do diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, e do veterinário responsável pelo SIM, Gian Pacola. Localizado no bairro Nossa Senhora das Dores, o estabelecimento industrializa produtos como linguiças, hambúrgueres e almôndegas.

O processo começou há cerca de um ano. Entre as melhorias realizadas no prédio, está a adequação dos vestiários dos funcionários e a climatização da sala de manipulação de alimentos. Trentino fala que buscou o selo visando a qualidade do produto oferecido aos clientes. Mensalmente, ele comercializa cerca 2,5 toneladas de produtos processados. “A linguiça é o item mais procurado pelos clientes. Já os hambúrgueres são vendidos para estabelecimentos como lanchonetes”, diz. O veterinário responsável técnico pela casa de carnes é Felipe Tauk.

Trigo ressalta que o selo municipal é importante para garantir a segurança dos alimentos que é consumido pela a população. O secretário parabenizou Trentino pela proatividade em buscar se adequar à legislação. “O município é beneficiado por iniciativas como essa. Nós desejamos que a credibilidade garantida pelo selo proporcione prosperidade aos negócios”, diz. Brasil agradeceu aos servidores públicos envolvidos na iniciativa: “nossa equipe abraçou o SIM e estamos conseguindo avançar com o trabalho; dessa forma, vamos trazer modernização para o comércio de alimentos de Limeira.”

SERVIÇO DE INSPEÇÃO

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização de produtos alimentícios industrializados, especialmente de origem animal, visando a saúde e segurança da população. As leis municipais que regem o SIM são a 5.552/2015 e 5.686/2016, regulamentadas pelo decreto 220/2016. Estabelecimentos que possuam fiscalização estadual ou federal não necessitam da inspeção municipal, tendo liberação para comercialização em todo o estado.

As atividades que necessitam de registro no SIM são as relativas a produção e industrialização de alimentos em qualquer escala, como: produção de queijos e outros derivados de leite; produção de linguiças, embutidos, hambúrgueres e outros derivados de carne; produtores de carcaça de frango e derivados; distribuidoras e embaladoras de pescado; entrepostos de mel e outros derivados de abelha.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Extensão Rural da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelos telefones (19) 3451-2550, 3451-3883 e 3451-9776, ou pelo e-mail sim.limeira@gmail.com.

Foto(s): Camila Duarte
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COBERTURAS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

2001-2018 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71