Mês do Idoso termina com balanço positivo em Limeira - Portal Cordero Virtual
03/11/2018 07:13:50

Mês do Idoso termina com balanço positivo em Limeira

Para exemplificar o sucesso da iniciativa, Roberta mencionou o concurso “Miss e Mister Terceira Idade”, que levou mais de mil pessoas ao Nosso Clube, em 3 de outubro

Uma ciranda de roda encerrou no último dia 31 as atividades em torno do “Mês do Idoso”, quando a Prefeitura de Limeira - por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Ceprosom - e a Casa de Apoio aos Romeiros Nossa Senhora Aparecida (Cara), promoveram o evento “Cara de Portas Abertas”. Com trajes característicos, um grupo de idosos fez uma animada apresentação na sede da entidade. Ao longo do dia, os idosos também praticaram Tai chi chuan, zumba, informática, dança de salão, ciranda de roda e artesanato. Houve, ainda, uma palestra com a gerontóloga Camila Trafani, com o tema “O envelhecimento dos cinco sentidos”. 

Presente ao encerramento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, agradeceu a todos os idosos que participaram da programação, aos servidores da Prefeitura e do Ceprosom, aos prestadores de serviço e aos parceiros. “Tivemos um mês intenso de atividades e conseguimos superar a expectativa de público. Agradeço também ao prefeito Mario Botion pelo apoio que estamos recebendo”, disse.

Para exemplificar o sucesso da iniciativa, Roberta mencionou o concurso “Miss e Mister Terceira Idade”, que levou mais de mil pessoas ao Nosso Clube, em 3 de outubro. “Estou muito feliz com o resultado”, comentou. A primeira-dama também avaliou positivamente todas as ações culturais e de lazer oferecidas em outubro, destacando o “Baile Anos 60”, no Limeira Clube, o Seminário de 15 anos do Estatuto do Idoso, na Câmara Municipal, e o “Centro de Referência do Idoso de Portas Abertas”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Rebeca São Felice, que também acompanhou o “Cara de Portas Abertas”, afirmou que o “Mês do Idoso” deu visibilidade às ações e serviços desenvolvidos no município para o público da terceira idade. Rebeca observou que a proporção de idosos em Limeira é maior do que a maioria das cidades brasileiras. “Essa situação mostra que a população do município está envelhecendo. Precisamos oferecer a essas pessoas um envelhecer ativo e com qualidade de vida. Limeira tornou-se referência nas políticas públicas voltadas à terceira idade, mas ainda há idosos que precisam ser incluídos nos serviços para essa faixa etária”, comentou.

Rosa Maria dos Santos, de 72 anos, que participou da ciranda de roda, é um exemplo da importância da participação dos idosos nas atividades sociais. Ela conta que foi no grupo da terceira idade Rosa Mística que conheceu seu futuro marido, de 79 anos. O casamento será no dia 10, data em que dona Rosa irá romper um ciclo de solidão de quase duas décadas. “Estava sozinha há 19 anos. Todos os idosos deveriam participar das atividades da terceira idade”, disse.

Também prestigiou o encerramento do Mês do idoso, o pe. Alexander Silva, da Paróquia Santo André Apóstolo, que também é diretor do Recanto dos Idosos.

Serviço:
Até a próxima semana, a sede do Cara abrigará uma exposição espantalhos feitos pelos idosos da zona rural (Pires e Lopes). No mesmo local também está em cartaz uma exposição de quadros confeccionados pelos idosos que frequentam as aulas do professor Rodrigo Zovico. O endereço é Rua Norberto Lourenço Caetano, 100, no Jardim Manoel Francisco.

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COBERTURAS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

2001-2018 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71