Prevenção ao câncer de mama muda paisagem de área verde em Limeira - Portal Cordero Virtual
01/11/2018 09:08:25

Prevenção ao câncer de mama muda paisagem de área verde em Limeira

Logo no início da manhã e usando roupas cor-de-rosa, munícipes atendidos pelas unidades de saúde participaram de uma aula de alongamento ministrada pela fisioterapeuta Patrícia Greve Fernandes.

Uma verdadeira “onda rosa” tomou conta do Bosque Prefeita Maria Thereza, no centro de Limeira, nesta quarta-feira (31). A Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte, e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Parque Hipólito, Parque Nossa Senhora das Dores e Jd. Aeroporto promoveram uma ação de conscientização do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama.

Logo no início da manhã e usando roupas cor-de-rosa, munícipes atendidos pelas unidades de saúde participaram de uma aula de alongamento ministrada pela fisioterapeuta Patrícia Greve Fernandes. Na sequência, foi a vez da acupunturista e também fisioterapeuta Rosana Marcondes Meira de Moura coordenar uma sessão de Lian gong – uma tradicional arte corporal chinesa.

A questão da prevenção ao câncer de mama ficou sob responsabilidade da enfermeira e coordenadora da UBS Novo Horizonte, Bruna Virgolin Salatti, que apresentou uma palestra sobre o tema. “Nosso objetivo é focar no autoexame das mamas e incentivar o diagnóstico precoce da doença”, frisou. Em sua fala, a coordenadora também alertou quanto aos comportamentos de risco, como obesidade, sedentarismo e tabagismo. “É preciso modificar os hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável”, disse.

As atividades seguiram até o fim da manhã, com caminhada, aula de zumba e até piquenique com direito a descanso na rede. Uma das participantes mais entusiasmadas era Thereza Furlaneto, de 66 anos, moradora do Jd. São Pedro. Em sua primeira visita ao Bosque, Thereza aprovou o local como área para caminhada – atividade que pratica duas vezes por semana, com o grupo da UBS Nova Suíça. “Cheguei mais cedo aqui e aproveitei para dar duas voltas e meia no Bosque”. A munícipe também avaliou positivamente as ações de prevenção do Outubro Rosa. “Ainda não fiz a mamografia neste ano, mas essa campanha me fez pensar que eu preciso marcar o exame”, comentou.

Também compareceram ao evento, a nutricionista do Nasf Parque Hipólito, Patrícia Moreira Donato Rolizola, agentes comunitários de saúde do Novo Horizonte e Nova Suíça, além de demais profissionais da Secretaria de Saúde.

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COBERTURAS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

2001-2018 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71