Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro - Portal Cordero Virtual

Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro

A solenidade teve início com os atiradores do Tiro de Guerra 02-020 conduzindo os pavilhões nacional, estadual e municipal ao som do hino da Incorporação da Bandeira.

15/04/2018 04:00:01
Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro
Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta última sexta-feira (13) uma cerimônia para comemorar o Dia do Hino Nacional Brasileiro. O evento teve como objetivo valorizar o civismo e a cidadania enaltecendo um dos quatro símbolos nacionais oficiais da República Federativa do Brasil, o Hino Nacional Brasileiro. “Precisamos resgatar e propagar o civismo e o espírito de cidadania entre as pessoas”, destacou o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio.

A solenidade teve início com os atiradores do Tiro de Guerra 02-020 conduzindo os pavilhões nacional, estadual e municipal ao som do hino da Incorporação da Bandeira. Depois foram executados o Hino Nacional do Brasil e o Hino à Limeira. “A melodia e a letra do Hino Nacional Brasileiro são belíssimas. Temos que valorizar este que é um dos maiores símbolos do nosso país”, disse o secretário de Cultura José Farid Zaine.

A cerimônia foi realizada com apoio do Rotary Distrito 4590 e contou com a presença do governador do biênio 2018/2019, Elze Reginaldo Denófrio, e de sua esposa Graça Santos Denófrio, além de outros rotarianos. “Agradecemos o apoio do Rotary neste evento que valoriza e fortalece o civismo”, afirmou o gerente do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho e Centro de Memórias, Fábio D'Andréa.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), Francisco Alves (Segurança Pública e Defesa Civil), Antonio Peres (Comunicação Social), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, do Chefe de Instrução do TG 02-020, sub-tenente Franklin de Lima, do vereador Clayton Silva, do gerente da Acil, Divaldo Correa, e representantes do Centro do Professorado Paulista – Limeira.

HISTÓRIA

A data escolhida para celebrar o Dia do Hino Nacional Brasileiro foi em comemoração a abdicação de Dom Pedro I ao trono. A primeira execução em público do hino ocorreu no dia do seu embarque, em 1831.

A melodia foi composta por Francisco Manuel da Silva (1795-1865) em 1822, mas sem a letra original. Em 1909, foi feito um concurso para escolher a letra, sendo o vencedor Joaquim Osório Duque Estrada.

A execução do hino tornou-se oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil em 1922. O Hino Nacional Brasileiro, oficializado em 1971 por meio da lei nº 5.700.
Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro
Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro
Solenidade celebra o Dia do Hino Nacional Brasileiro

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71