Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne - Portal Cordero Virtual

Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne

As medidas anunciadas – ou quase sua totalidade – estão previstas em dotações orçamentárias da Secretaria de Segurança Pública.

12/01/2018 05:41:14
Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne
Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne
O prefeito Mario Botion anunciou na manhã desta quarta-feira (10) uma série de medidas para o setor de segurança pública do município. A fala de Botion ocorreu durante a primeira reunião anual do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – instrumento que reúne vários organismos da área e que faz parte do plano de governo elaborado pela atual administração. Um calendário definindo as próximas reuniões do grupo também foi divulgado. O Gabinete de Gestão Integrada tem como principal atribuição discutir ações estratégicas e de integração das forças de segurança do município bem como debater o atendimento de demandas sociais.

As medidas anunciadas – ou quase sua totalidade – estão previstas em dotações orçamentárias da Secretaria de Segurança Pública. Elas envolvem aspectos materiais e também voltados para aspectos de efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM).

Uma delas é a ampliação do sistema de muralha digital. Um estudo técnico está sendo realizado para identificar mais pontos necessários para o monitoramento. A zona rural deverá ser contemplada, por exemplo. A administração municipal também está concluindo estudo jurídico e parcerias para aquisição de drones para ajudar no combate a criminalidade também na área rural.

Para fortalecer ainda mais campanha institucional lançada em 2017 de violência à mulher, o prefeito revelou que será criada a Patrulha "Maria da Penha" - efetivo que inicialmente contará com equipes mistas de guardas municipais. Ocorrendo qualquer denúncia ou fato envolvendo ameaça e agressão a integridade da mulher, o caso será levado inicialmente a um hospital para atendimento e a rede "Elza Tank" (equipe para atuar em casos de violência à mulher) será acionada. Após o atendimento hospitalar, vítimas e demais partes são levadas a uma delegacia para confecção de um boletim de ocorrência. Esse procedimento já vem sendo realizado pela PM e agora será reforçado com o trabalho da GCM. Delegado da Dise e que esteve presente na reunião do GGI, Munir Prestes, elogiou a iniciativa. "Esse imediatismo é fundamental. Muitos casos chegam ao plantão, mas não há denúncia formalizada. Com essa novidade, a mulher pode ser levada a um hospital e confirmar a ocorrência", relata o prefeito.

Segundo Botion, a nova estrutura da GCM se somará a outra iniciativa no atendimento à violência contra a mulher, como o botão do pânico (sob a tutela do Judiciário) e a criação de um Anexo de Violência contra a Mulher, que terá investimentos da Prefeitura em parceria com o Judiciário.

EFETIVO

Botion anunciou também ampliação do efetivo da GCM para 2018. O primeiro passo, porém, será substituir pessoal que está requerendo aposentadoria. Para tanto, já há concurso público finalizado e classificados aguardando convocação. Num segundo momento, haverá aumento do efetivo – isso de acordo com parâmetros orçamentários e financeiros da Pasta para este ano.

Outra novidade envolvendo efetivo é a transformação de carreiras de vigilantes para guardas civis municipais. São 35 vigilantes que passarão a integrar a GCM. Para tanto, eles receberão treinamento específico antes de iniciarem nas novas funções. Esse processo ainda está em andamento. A atual administração também fará investimentos com munições e uniformes para melhor equipar a GCM.

Durante o evento, o secretário Francisco Alves da Silva, o cabo Chiquinho (Segurança Pública) destacou números positivos com relação a atuação da GCM, como a recuperação de veículos furtados; índice de redução de dano ao patrimônio público e números envolvendo pessoas presas durantes abordagens na zona rural.

Participaram da reunião os seguintes integrantes do GGI: Marcus Campos (Conseg Centro/Sul), João Angelo Somera (Secretaria de Mobilidade Urbana), Munir Prestes (delegados da Polícia Civil), Benedito Vieira da Silva (Conseg Limeira Centro-Sul), major Carmos Vasques (comandante interino do Batalhão da PM de Limeira), Oscar Francisco Garcia (Conseg Central), Eraldo de Lima Guiguer (Polícia Rodoviária), Rodrigo Oliveira (secretário de Mobilidade Urbana), José Aparecido Vidotti (secretário de Fazenda), Maria Aucélia Damaceno (Ceprosom), Dagoberto Guidi (secretário de Obras e Serviços Públicos) e Antônio Peres (secretário de Comunicação Social), além de Chiquinho e o prefeito.

As próximas reuniões do gabinete serão realizadas nas seguintes datas. 7 de março, 9 de maio, 11 de julho, 5 de setembro e 7 de novembro. Os encontros ocorrerão sempre às 9h.
Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne
Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne
Prefeito de Limeira anuncia pacote de medidas; gabinete de gestão se reúne

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71