Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Últimos dias da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose - Portal Cordero Virtual

Últimos dias da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose

A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis.

19/11/2017 11:49:28
Últimos dias da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose
Últimos dias da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose
A segunda fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose em Cordeirópolis se encerra na próxima segunda-feira (20). A ação visa identificar e prevenir a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, fazendo com que as pessoas demorem a procurar ajuda médica. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, orienta os munícipes sobre os sintomas da doença. "Todo o munícipe que apresentar tosse com secreção deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a realização de exame e diagnóstico. Lembrando que os sintomas da Tuberculose são tosse, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço", explicou Nayara.

Segundo a enfermeira, é indispensável à realização do exame de escarro para a identificação da doença. "É de extrema importância e competência dos profissionais da saúde das unidades que façam e expliquem corretamente como o paciente deve proceder para coletar o material e trazê-lo para que seja encaminhado para o laboratório credenciado, a fim de fazer a análise. No entanto, o foco principal da campanha é a detecção precoce da tuberculose e, com isso, interromper a cadeia de transmissão", concluiu a enfermeira.

Dados no município

A ação está sendo desenvolvida na rede básica de saúde (UBS), onde a população é orientada sobre a doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram notificados cinco casos da doença durante o ano de 2017 e que já estão em tratamento supervisionado. "O tratamento está sendo através de medicação e do acompanhamento médico, além de ser totalmente gratuito. Sendo assim, este é um trabalho indispensável, pois somente com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, conseguiremos tirar este vírus de circulação", finalizou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cordeirópolis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71